O ex-governador do estado mexicano de Colima foi assassinado neste domingo, 21, por um grupo de homens armados, relataram autoridades. Silverio Cavazos Ceballos, 41, que deixou o cargo há um ano, foi assassinado fora de sua casa na capital do Estado, também chamada Colima, relatou o advogado geral do Estado.
Cavazos estava acompanhado por Rafael Gutierrez Villalobos, secretário do desenvolvimento econômico, que também foi atingido no ataque, mas autoridades não precisaram a gravidade do seu estado de saúde.
Os suspeitos fugiram num caminhão após atirarem em Cavazos e Gutierrez, que foram levados a uma clínica.
Cavazos tomou posse em 2005 após o governador anterior ter morrido num acidente de avião. Em 2008, ele acompanhou o presidente Felipe Calderón numa viagem a Los Angeles para se encontrar com políticos e grupos imigrantes, assim como outros dois governadores mexicanos de Estados com alto índice de imigração para os Estados Unidos.
Calderón ofereceu condolências à família de Cavazos no domingo e instruiu seu ministro do Interior a ajudar as autoridades do Estado nas investigações.
O advogado geral não deu motivo para o assassinato de domingo, mas o crime organizado no México tem crescido e atingido figuras políticas e seus familiares. Recentemente, o irmão do ex-procurador do Estado de Chihuahua foi sequestrado e morto.
Um candidato da costa noroeste de Tamaulipas foi assassinado no início deste ano, e pelo menos uma dezena de prefeitos e prefeitos eleitos foram mortos até agora em 2010.