MIAMI - A tempestade tropical "Tomas" continuou perdendo força nesta segunda-feira, 01, em sua passagem pelo sul do Caribe, com ventos máximos sustentados de 85 km/h, mas "poderia se fortalecer na terça-feira à tarde", informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
O NHC destacou em seu boletim das 7h (horário de Brasília) desta segunda-feira que a tempestade "Tomas" se encontra a cerca de 220 quilômetros ao nordeste de Curaçao e se desloca na direção oeste com uma velocidade de translação de 22 km/h.
Segundo a trajetória do fenômeno meteorológico, "Tomas" poderia mudar sua direção para o norte, atingindo o Haiti e a República Dominicana.
Não há avisos nem vigilância de tempestade ou de furacão para as regiões litorâneas.
O centro da tempestade tropical se encontrava perto da latitude 13,8 graus norte e da longitude 67,7 graus oeste.
A tempestade "Tomas" provocou fortes chuvas no final de semana em ilhas caribenhas de Santa Lúcia, Saint Thomas e Martinica, em sua passagem pelo sul do Caribe.
Durante a atual temporada de furacões se formaram 19 tempestades tropicais, das que 11 se transformaram em furacões.
Do total de furacões, quatro alcançaram a categoria quatro na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, por sua sigla em inglês) atualizou sua previsão e prevê a formação de 14 a 20 tempestades e de 8 a 12 furacões, que podem atingir Estados Unidos, Caribe, América Central e Golfo do México.
Os meteorologistas previram que será uma temporada "muito ativa" porque, desses furacões, entre quatro e seis poderiam ser de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.