KIEV — Pelo menos 32 pessoas morreram em um ataque com mísseis russos contra a cidade ucraniana de Sumy neste domingo, 13, segundo autoridades da Ucrânia.
Dois mísseis balísticos atingiram o coração da cidade enquanto as pessoas se reuniam para celebrar o Domingo de Ramos, de acordo com autoridades. Vídeos postados da cena em canais oficiais mostraram corpos no chão em meio a destroços e fumaça no centro de Sumy.
“Neste brilhante Domingo de Ramos, nossa comunidade sofreu uma tragédia terrível”, disse o prefeito da cidade, Artem Kobzar, em um comunicado nas redes sociais.
Pelo menos 32 pessoas foram mortas como resultado do ataque, incluindo duas crianças, disse o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia em um comunicado. Mais 84 pessoas ficaram feridas, incluindo 10 crianças.

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, confirmou que os esforços de resgate estão em andamento e disse que “dezenas” foram mortos no ataque de mísseis duplos.
“De acordo com informações preliminares, dezenas de civis foram mortos e feridos. Só escória imundo pode agir assim – tirar a vida de pessoas comuns”, disse ele.
Zelenskyy também pediu uma resposta global ao ataque. “As conversas nunca pararam mísseis balísticos e bombas aéreas. O que é necessário é uma atitude em relação à Rússia que um terrorista merece”, disse ele.
O ataque ocorre menos de um dia depois que os principais diplomatas da Rússia e da Ucrânia acusaram-se mutuamente de violar um acordo provisório, mediado pelos EUA, para pausar os ataques à infraestrutura energética, destacando os desafios de negociar o fim da guerra que já dura três anos.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.