PUBLICIDADE

Candidato republicano a governo de Nova York sofre tentativa de ataque em campanha eleitoral

A motivação do suposto ataque ainda não foi divulgada pela polícia

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O deputado Lee Zeldin, candidato republicano ao governo de Nova York, foi atacado nesta quinta-feira, 21, em um evento de campanha por um homem com uma arma pontiaguda, segundo autoridades. O congressista não ficou ferido, comunicou um representante da campanha.

PUBLICIDADE

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a aproximação de um homem de óculos escuros e um chapéu de veterano da Guerra do Iraque. O suspeito grita “você acabou, acabou, acabou”, enquanto trava uma luta corporal com Zeldin.

Nas imagens, o congressista aparece de pé na carroceria de um caminhão, dirigindo-se a apoiadores reunidos do lado de fora de um salão, em Fairport, Nova York, quando um homem se aproxima dele lentamente pela direita, o agarra pelo braço e aponta uma arma branca. Zeldin responde agarrando o pulso do homem. Vários pessoas agem para conter o agressor em seguida.

Um grupo de pessoas, participando do discurso do congressista Lee Zeldin, se reúne após um suposto ataque ao candidato. Foto: Ian Winner/ Handout via REUTERS Foto: IAN WINNER

Zeldin disse em um comunicado divulgado após o ataque que ele, sua companheira de chapa, Alison Esposito, e membros de sua equipe de campanha estavam seguros.

“Alguém tentou me esfaquear no palco durante o comício desta noite, mas felizmente consegui agarrar seu pulso e detê-lo por alguns momentos até que outros o abordaram”, disse ele, relacionando o ataque ao contexto de sua dura campanha contra o crime. “Estou mais decidido do que nunca em fazer minha parte para tornar Nova York segura novamente.”

David Jakubonis, um homem de 43 anos de Fairport, foi identificado como suspeito e acusado de tentativa de agressão em segundo grau, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Monroe. Ele foi indiciado no Tribunal da Cidade de Perinton e liberado, de acordo com o escritório do xerife. A motivação do suposto ataque não foi divulgada pela polícia.

Através dos registros, é possível escutar uma pessoa dizendo “ele tem uma faca”, mas outro vídeo de close-up do incidente publicado pela WHEC-TV em Rochester mostra que o homem está segurando o que parece ser uma ferramenta de autodefesa pontiaguda em forma de rosto de um gato de desenho animado.

Publicidade

O incidente ocorre em um momento em que a violência política real e ameaçada – incluindo ameaças dirigidas a membros do Congresso – está aumentando nos Estados Unidos.

A governadora Kathy Hochul, oponente democrata de Zeldin, condenou “esse comportamento violento nos termos mais fortes possíveis – não tem lugar em Nova York”.

“Aliviada ao saber que o congressista Zeldin não foi ferido e que o suspeito está sob custódia”, escreveu Hochul no Twitter.

PUBLICIDADE

Em seu discurso pouco antes do ataque, Zeldin estava discutindo como o aumento do crime e o alto custo de vida de Nova York estavam levando os moradores para fora do estado para lugares como Flórida e Texas. “Esta é nossa última posição em Nova York”, disse ele, referindo-se à sua campanha para derrubar os democratas de Albany, de acordo com o vídeo do discurso.

Zeldin enfrenta uma batalha difícil enquanto tenta se tornar o primeiro republicano a vencer em todo o estado em Nova York em duas décadas. Os democratas registrados superam os republicanos em mais de 2 para 1 em Nova York, e Hochul entra na disputa com uma enorme vantagem financeira. /NYT

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.