Às 18h deste domingo, 19, as seções eleitorais da Argentina foram fechadas. De acordo com o jornal Clarín, os primeiros resultados serão divulgados das 21h, quando mais de 70% das urnas já estarão apuradas.
Os argentinos foram às urnas para escolher seu próximo presidente na votação entre o candidato da coalizão La Libertad Avanza, Javier Milei, e Sergio Massa, o atual ministro da Economia, que representa a coalizão governista Unión por la Patria.
A votação ocorreu com normalidade e espera-se uma participação de mais do 70% da população.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/2K4N4IBJ3BHULILS2CCZV7BLJU.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/TJ3f2pKJoAnNSPE48CgNmO44PQQ=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/2K4N4IBJ3BHULILS2CCZV7BLJU.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/NOsTaB3bS1Y-zJCQyHquy-iFBmQ=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/2K4N4IBJ3BHULILS2CCZV7BLJU.jpg 1322w)
A poucas horas da definição do nome que liderará a Casa Rosada nos próximos anos, a expectativa dos apoiadores de Milei e Massa aumenta. Enquanto isso, o ministro da Economia deve acompanhar o resultado no Complexo C, na região de Chacarita da capital do país — mesmo local que serviu de base para a equipe do político nas eleições anteriores. Milei fica no Hotel Libertad, onde passou a residir nas últimas semanas.
Espera-se uma ampla mobilização de apoiadores de Milei e Massa em ambos locais, assim como a visita de diversos políticos das respectivas bases aliadas.
Mais cedo, Milei enviou áudios aos seus fiscais eleitorais solicitando sua permanência nas seções eleitorais até que as cédulas sejam fechadas e assinadas.