Ex-ditador do Panamá Noriega é extraditado ao país

Voo deve chegar ao Panamá às 17h30; ex-ditador cumprirá pena de 20 anos de prisão

PUBLICIDADE

Por Reuters
Atualização:

O ex-ditador panamenho Manuel Noriega deixou a França neste domingo de manhã para cumprir uma sentença de 20 anos em seu país de origem. Ele foi condenado a prisão por assassinatos a opositores durante seu governo, na década de 1980.

 

Noriega, 77 anos, saiu do poder após uma invasão dos EUA no Panamá em 1989. Desde então, ele viveu em outros países, primeiro nos EUA (Flórida) e depois na França (Paris).

 

Noriega embarcou para o Panamá em um voo com escala em Madri, às 7h30 (no horário local). A previsão inicial era de chegada ao panamá às 17h30 (horário local).

 

PUBLICIDADE

O ex-ditador trabalhou para a Agência Central de Inteligência (CIA) do governo dos EUA na década de 1960, após ser treinado na Academia Militar de Chorrillos, no Peru. Ele também recebeu treinamento nos EUA.

Publicidade

 

Noriega governou o Panamá como um déspota entre 1983 e 1989, quando entrou em rota de colisão com os EUA, após fraudar as eleições vencidas por Guillermo Endara. No final de 1989, Washington realizou a invasão militar do Panamá, capturando o ditador e o levando para os EUA, onde ele foi julgado por tráfico de drogas em Miami e sentenciado a 20 anos de prisão. Noriega foi libertado nos EUA em 2009 mas foi extraditado à França em 2010, onde enfrentou acusações de ter lavado US$ 3 milhões de dinheiro vindo do narcotráfico. Ele foi condenado e recebeu uma sentença de sete anos de prisão.

 

(Com Associated Press e Agência Estado)

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.