Uma explosão no distrito de Mohammad Agha, a cerca de 30 quilômetros de Cabul, na manhã desta quinta-feira, 9, matou ao menos 25 pessoas, entre elas 12 estudantes. Pelo menso outras três crianças e um adulto ficaram feridos.
O estouro ocorreu depois que um veículo capotou ao lado de uma escola. Um comboio policial checava o que poderia ter causado o acidente, que já atraía vários curiosos, quando aconteceu a explosão. Segundo as primeiras informações, o material foi detonado por controle remoto.
As primeiras informações dadas por telefone por um chefe da polícia local era de que haviam morrido 12 estudantes, além de um militar e um número não conhecido de civis. As idades dos estudantes vitimados ainda são desconhecidas.
O chefe da polícia provincial, Mustafa Khan, suspeita que rebeldes talebans estejam por trás do atentado, cuja autoria não foi reivindicada até o momento.
Em princípio naõ estava claro se a explosão teria sido mais um ato terroristaís, ou um acidente. Os afegãos costumam usar materiais explosivos em construções, mineração e até mesmo para a caça. Mas as investigações caminham para concluir de que se trata de uma nova investida do grupo extremista.
Texto atualizado às 04h20 para acréscimo de informações