Governo Trump processa Estado de Nova York por ‘favorecer imigrantes ilegais’

Procuradora-geral Pam Bondi citou especificamente lei que permite que pessoas em Nova York obtenham uma carteira de motorista independentemente de cidadania ou status legal

PUBLICIDADE

Por Devlin Barrett (The New York Times)

NOVA YORK - O governo de Donald Trump processou o Estado de Nova York nesta quarta-feira, 12, por suas políticas de imigração, acusando autoridades estaduais de priorizar “estrangeiros ilegais em detrimento de cidadãos americanos”.

A procuradora-geral Pam Bondi, em sua primeira entrevista coletiva, citou especificamente a lei de “luz verde” de Nova York, que permite que pessoas no Estado obtenham uma carteira de motorista independentemente de cidadania ou status legal.

Procuradora-geral Pam Bondi fala em uma entrevista coletiva sobre a aplicação da lei de imigração no Departamento de Justiça. Foto: Ben Curtis/AP

PUBLICIDADE

O processo, aberto em um tribunal federal em Albany, disse que a lei do Estado de Nova York era a mais flagrante, pois exigia que as autoridades estaduais “avisassem imediatamente qualquer estrangeiro ilegal quando uma agência federal de imigração solicitasse suas informações”.

Isso, segundo o processo, foi “um ataque frontal às leis federais de imigração e às autoridades federais que as administram”.

Publicidade

O porta-voz da governadora Kathy Hochul, Avi Small, disse que a governadora “apoia a deportação de criminosos violentos que violam nossas leis, acredita que famílias cumpridoras da lei não devem ser alvos e se coordenará com autoridades federais que tenham um mandado judicial”.

A governadora ia para Washington nesta quinta-feira para um almoço arranjado às pressas na Casa Branca com Trump, mas ela cancelou a viagem assim que Bondi anunciou o processo, de acordo com uma pessoa familiarizada com os planos da governadora, que falou sob condição de anonimato porque não estava autorizada a falar publicamente sobre a situação.

O processo é um novo esforço do governo federal para forçar mais cooperação na promulgação da agenda de imigração de Trump. A administração já havia entrado com um desafio semelhante contra autoridades democratas em Illinois. Cidades na Califórnia, Oregon e Connecticut, por sua vez, processaram a administração por seus esforços para negar financiamento a localidades que não fornecem toda a assistência que ela exige para apreender e deportar imigrantes indocumentados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.