O ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger, de 86 anos, recebeu alta neste domingo, 14, após ter sido internado com problemas estomacais leves, informou a agência sul-coreana Yonhap.
Um porta-voz do Hospital Severance de Seul indicou que o estado de Kissinger não tinha gravidade e que o paciente se recuperou após um tratamento médico "simples".
Kissinger tinha chegado a Seul na quarta-feira para participar de um encontro sobre segurança e se reunir na sexta-feira com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak.
Estava previsto que o ex-secretário de Estado deixasse Seul no sábado, 13, de onde iria a Pequim, mas ele teve de adiar por um dia sua viagem por causa das dores de estômago que o levaram a ser hospitalizado.
Kissinger foi assessor de segurança nacional dos Estados Unidos até setembro de 1973 e secretário de Estado até janeiro de 1977, nos governos de Richard Nixon e Gerald Ford.
Durante os anos 70, participou de iniciativas como o acordo de paz no Vietnã - que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz de 1973 -, a abertura das relações diplomáticas entre EUA e China e a negociação para a redução dos arsenais atômicos.
A figura de Kissinger também está rodeada de polêmica por sua postura contra o governo chileno de Salvador Allende (1970-73) e a conivência dos EUA com a Operação Condor - coordenação entre ditaduras sul-americanas nos anos 70 -, segundo documentos do Departamento de Estado americano abertos a partir de 1999.