Manifestantes jogam tomates em Macron

Presidente não foi atingido, mas seguranças precisaram protegê-lo

PUBLICIDADE

Por Redação
1 min de leitura

PARIS - O presidente da França, Emmanuel Macron, foi alvo nesta quarta-feira, 27, de uma chuva de tomates arremessados por moradores de Cergy, a 35 quilômetros de Paris. O presidente não foi atingido, mas seguranças tiveram de agir rápido para protegê-lo – um deles chegou a abrir um guarda-chuva para cobrir Macron.

O momento foi registrado pelo canal de TV BFM, durante uma caminhada de Macron pela cidade. A visita a Cergy foi a primeira viagem de Macron após ser reeleito ao cargo, em uma ação que já está sendo vista como campanha para as eleições legislativas na França, em junho.

O presidente francês, Emmanuel Macron, se concentra nas eleições legislativas de junho  Foto: Yoan Valat / EFE

Cergy é um subúrbio de Paris historicamente ligado à classe trabalhadora socialista. O eleitorado de esquerda, que votou em Jean-Luc Mélenchon, está sendo disputado por Macron e Marine Le Pen, candidata de extrema direita derrotada pelo presidente no segundo turno das eleições de domingo.

Oposição

Segundo pesquisa do instituto Elabe, divulgada nesta quarta-feira, seis em cada dez franceses não querem que o partido de Macron obtenha a maioria nas eleições parlamentares de junho. A porcentagem sobe para 69% entre os eleitores da classe trabalhadora e chega a quase 90% entre os simpatizantes da extrema esquerda. /AFP