Um urso de quase 240 kg estava escondido sob uma casa. Não, sério. Este não é o começo de uma canção de ninar de pesadelo. Na semana passada, o proprietário de uma casa em Altadena, na Califórnia, que havia sido desalojado pelos incêndios em janeiro, voltou e encontrou um urso de 238 kg ainda aninhado em um vão de acesso sob sua casa. O urso — não vamos chamá-lo de Cachinhos Dourados porque isso é muito fácil — havia chegado antes dos incêndios e as condições destrutivas atrasaram os esforços para removê-lo.
“Eu tenho uma câmera (de segurança) Ring que tem uma luz e eu meio que a coloquei no buraco e no vão e havia um urso gigante lá”, disse o proprietário, Samy Arbid, que comprou a casa há apenas alguns meses, à afiliada local ABC7 no fim de semana. “Eu não conseguia acreditar.”
Enquanto tentava descobrir um plano para o urso-negro da Califórnia (o único tipo de urso selvagem no estado), Arbid, que não respondeu a um pedido de comentário da reportagem, disse à ABC que os incêndios o forçaram a deixar sua casa. O urso, no entanto, não foi embora. E quando os trabalhadores da empresa de serviços públicos local, SoCalGas, chegaram para restaurar a energia na casa de Arbid, eles perceberam que um urso muito grande estava lá para recebê-los e informaram ao dono que eles não poderiam terminar o trabalho.

“O maior urso que já vi pessoalmente”
Esta não é realmente uma visão incomum para as comunidades perto das montanhas do estado, onde as casas geralmente não têm porões, disse Kevin Howells, um cientista ambiental do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia que ajudou a remover o urso. Os ursos costumam entrar em espaços apertados na área e este urso em particular foi visto por vizinhos nos últimos meses.
Howells disse que o departamento normalmente não ajudava a remover ursos nessas situações, mas em vez disso emitia recomendações aos proprietários sobre como persuadi-los a sair e tapar quaisquer aberturas. No entanto, quando os funcionários da empresa de serviços públicos expressaram desconforto sobre trabalhar perto de um urso de 238 kg para restaurar a energia na área — quem pode culpá-los? — os oficiais de vida selvagem abriram uma exceção.

Se tivessem sedado o urso, ele teria sido muito grande e pesado para ser retirado do vão. Então Howells, que trabalhou de perto com os animais nos últimos anos, foi criativo.
Primeiro, ele armou uma armadilha. Então, ele atraiu o urso para fora do vão com um banquete de um supermercado na rua: frango assado, sardinhas com molho de tomate e maçãs com manteiga de amendoim, entre outras guloseimas. Em minutos, o urso saiu do espaço e entrou na armadilha em forma de caixa, que Howells e uma equipe de sete outras pessoas trabalharam para carregar em um caminhão. O urso foi levado para a Floresta Nacional de Angeles, sedado e equipado com uma coleira GPS antes de finalmente ser solto.
“Este foi o maior urso que já vi pessoalmente e coloquei as mãos”, disse Howells.

Urso até ganhou um apelido
Por que o urso ficou em meio aos incêndios em primeiro lugar? Arbid teorizou que o animal estava com medo e se abrigando.
Mas Howells ofereceu outra explicação. “Ele provavelmente está apenas tentando se esconder, conservar energia e dormir um pouco”, disse Howells. “Está escuro. Está quieto. E parecia seguro. Então não há necessidade de sair, ficar na paisagem, quando o urso não precisa de uma alta ingestão calórica nesta época do ano.”
Leia também
Um desafio para as autoridades de pesca e vida selvagem era que os moradores da área estavam alimentando o urso deliberadamente, o que é ilegal na Califórnia. Os ursos-negros geralmente não representam ameaça aos humanos e são motivados principalmente por comida.
“Quando as pessoas alimentam os ursos nessas comunidades ao pé das montanhas, isso apenas os incentiva a permanecer no ambiente urbano e perto das pessoas”, disse Howells. “E então eles perdem aquele medo natural das pessoas.” Ele disse que, como os ursos estavam sendo alimentados por humanos, os animais aprenderam a “tolerar o trânsito, carros, pessoas, todas essas coisas, o que só aumenta significativamente a chance de conflito entre humanos e animais selvagens”.
De acordo com notícias locais, o urso passou a ser conhecido como Berry, Barry ou Beary na área, dependendo do vizinho que você perguntar. Quanto a se ele retornará, quem poderia culpá-lo por querer outro banquete e um cochilo em um Airbnb gratuito?
c.2025 The New York Times Company
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.