Motorista atropela multidão e deixa pelo menos 28 feridos durante manifestação sindical em Munique

Autoridades locais prenderam o autor do ataque, um cidadão afegão de 24 anos que estava esperando uma decisão sobre um pedido de asilo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

MUNIQUE- Um motorista atropelou uma multidão que participava de uma manifestação sindical e feriu 28 pessoas no centro da cidade de Munique, na Alemanha. De acordo com autoridades locais, o atropelamento está sendo investigado como um ataque e o suspeito, um cidadão afegão que esperava uma decisão sobre pedido de asilo, foi preso. O ataque ocorreu a dez dias da eleição alemã e foi usado pelo partido de extrema direita Alternativa para Alemanha (AfD) para criticar a concessão de asilo a estrangeiros.

Os manifestantes caminhavam por uma rua do centro de Munique por volta das 10h30 (6h30, no horário de Brasília) quando um carro ultrapassou um veículo de polícia que seguia a concentração, acelerou e atropelou dezenas de pessoas.

Serviços de emergência atendem manifestantes sindicais que foram atropelados em Munique, Alemanha  Foto: Peter Kneffel/AP

PUBLICIDADE

Os policiais prenderam o suspeito depois de disparar contra o carro, disse o vice-chefe de polícia, Christian Huber, em uma entrevista coletiva. Ele oficial acrescentou que existem pessoas que estão em estado grave entre os feridos.

O suspeito já era conhecido da polícia local por conta de crimes envolvendo drogas e furtos, segundo as autoridades locais. “Suspeita-se que seja um ataque – as investigações apontam para isso”, afirmou o governador da Baviera, Markus Söder, aos repórteres no local.

Publicidade

Ataques recentes

O incidente ocorre em um contexto de uma onda de ataques similares envolvendo imigrantes nos últimos meses que colocaram a imigração como um dos temas principais das eleições gerais na Alemanha, marcadas para o dia 23 de fevereiro.

A líder do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), Alice Wiedel, criticou a política de imigração da Alemanha após o ataque em uma publicação na plataforma X.

Serviços de emergência inspecionam uma rua em Munique após um motorista atropelar dezenas de pessoas e ferir 28  Foto: Matthias Balk/AP

“Minhas mais profundas condolências vão para as vítimas e suas famílias. Continuará assim para sempre?”, questiona ela, ressaltando a necessidade de uma mudança nas políticas atuais de imigração.

A AfD está em segundo lugar nas pesquisas, com 21%, mas está em constante crescimento dez dias antes do pleito.

Publicidade

Motivação

O ministro do Interior da Bavária, Joachim Herrmann, afirmou que as autoridades locais ainda precisam determinar o motivo do atropelamento. Ele não acredita que esteja relacionado com a Conferencia de Segurança de Munique, que deve começar na sexta-feira, 14.

A conferencia anual conta com diversos líderes internacionais e oficiais de relações exteriores. O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, devem comparecer, assim como o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski./com AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.