PUBLICIDADE

Obama reencontra menino com quem protagonizou foto icônica na Casa Branca

Ex-presidente divulgou vídeo no qual conversa com Jacob Philadelphia e o parabeniza pela graduação no ensino médio

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama reencontrou-se com o menino, agora com 18 anos, personagem daquela que é uma de suas fotos mais icônicas na Casa Branca, na qual ele aparece inclinado no Salão Oval para que o garotinho tocasse seu cabelo.

PUBLICIDADE

Em um vídeo publicado nesta sexta-feira no site do ex-presidente, Obama é visto em tom descontraído conversando pelo tablet com o jovem Jacob Philadelphia, que está sentado em frente ao seu laptop.

“Olá!”, cumprimenta Philadelphia quando o ex-presidente aparece na tela, ao qual Obama responde “Você é Jacob?” O ex-presidente então pergunta ao jovem se ele se lembra dele e Philadelphia responde afirmativamente.

Então presidente Obama se inclina para que o pequeno Jacob Philadelphia possa tocar seu cabelo em encontro no Salão Oval, em 2009. Foto: Pete Souza/The White House via Washington Post Foto: Pete Souza/The White House via Washington Post

Em 2009, quando tinha 5 anos, Philadelphia conheceu o então presidente no Salão Oval, porque seu pai, um ex-fuzileiro naval que trabalhava havia dois anos no Conselho de Segurança Nacional, estava deixando o cargo na Casa Branca e seguindo a tradição, foi com os filhos até a mansão para tirar uma foto com o presidente.

Naquela ocasião, o pequeno Philadelphia surpreendeu Obama com um pedido especial: “Gostaria de saber se meu cabelo é igual ao seu”.

Esse momento foi então capturado em uma fotografia na qual Obama é visto curvando as costas e olhando para o chão, enquanto o menino, vestido com camisa branca e gravata, tocava seus cabelos.

A foto foi exibida na Ala Oeste da Casa Branca durante os dois mandatos de Obama.

Publicidade

No vídeo publicado hoje, Obama relembrou essa ocasião durante conversa com Philadelphia e disse acreditar que essa foto simboliza uma das esperanças que tinha quando se apresentou como candidato à Casa Branca.

“Lembro-me de dizer a Michelle (Obama) e a alguns de meus funcionários: ‘Sabe, se eu vou ganhar, no dia em que prestar juramento, jovens, especialmente os afro-americanos, pessoas de cor, pessoas que se sentam lá fora, as pessoas que nunca se sentiram pertencentes (ao sistema), que se consideram diferentes, vão ver alguém que se pareça com elas no Salão Oval”, lembrou.

Quase 14 anos depois, Jacob Philadelphia se formou nesta sexta-feira na Escola Internacional de Uganda, nos arredores de Kampala, onde reside atualmente, pois seu pai agora trabalha para o Departamento de Estado.

Na conversa com Obama, o jovem disse que quando conheceu o ex-presidente simplesmente pensou que era o chefe do pai. “Eu não sabia o quão poderoso ele era... eu me lembro dele se curvando para mim e (lembro) tocando seu cabelo.”

Obama parabenizou o recém-formado por terminar o ensino médio. Philadelphia agora quer estudar Ciência Política na Universidade de Memphis (EUA).

Quando o jovem comentou isso com Obama, o ex-presidente sorriu e disse: “Espero que a Casa Branca o tenha inspirado claramente”./EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.