Irã pode ter bomba nuclear em três anos, diz Pentágono

Chefe das Forças Armadas americanas afirma que apesar do alerta, ainda há tempo para o uso da diplomacia

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, almirante Mike Mullen, disse no domingo, 24, que daqui a três anos possivelmente o Irã estará preparado para fabricar uma bomba, motivo pelo qual declarou que ainda há tempo para a diplomacia.

 

PUBLICIDADE

Em entrevista ao programa This Week, da rede de TV ABC, o chefe das Forças Armadas americanas destacou que as hipóteses sobre o Irã com as quais os EUA trabalham indicam "claramente" que o país "está se movimentando nesta direção e continuará a fazê-lo". Mullen lembrou que, na semana passada, o Irã realizou um bem-sucedido teste de um míssil de longo alcance e continua melhorando sua capacidade armamentista.

 

O almirante disse desconfiar do discurso do governo iraniano de que usará a energia nuclear apenas para fins civis. No entanto, declarou que um ataque às instalações nucleares iranianas traria "graves consequências", por isso ressaltou a importância de um diálogo com o Governo de Teerã.

 

Nesse sentido, afirmou que os EUA devem se aproximar do Irã com "todas as opções sobre a mesa", para evitar que esse país fabrique uma bomba nuclear. O presidente Barack Obama já se mostrou a favor de uma aproximação com Irã, país com o qual Estados Unidos romperam relações diplomáticas em 1980.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.