Papa pede à Espanha maior apego aos valores cristãos

Bento XVI chega a Santiago de Compostela e é recebido por família real espanhola

PUBLICIDADE

Atualização:

Bento XVI é recebido pelo príncipe espanhol e sua esposa.

 

 

PUBLICIDADE

SANTIAGO DE COMPOSTELA - O papa Bento XVI pediu neste sábado, 6, aos fiéis espanhóis maior apego às raízes cristãs e que eles construam seu presente a partir da verdade, da justiça e da liberdade.

 

Em suas primeiras palavras na chegada ao aeroporto de Santiago de Compostela e após ser recebido pelo príncipe Felipe de Borbón, herdeiro da Coroa espanhola, e sua esposa, a princesa Letizia, o papa ressaltou que chega à cidade "como apóstolo, como peregrino".

 

"Eles (os peregrinos) com seus passos cheios de esperança, foram criando uma via de cultura, de oração, de misericórdia e conversão", que deu origem a igrejas e hospitais, albergues, pontes e mosteiros, com o que a Espanha e a Europa foram desenvolvendo "uma fisionomia espiritual marcada de modo indelével pelo evangelho", assinalou o pontífice.

Publicidade

 

Bento XVI lembrou seu antecessor, João Paulo II, que a partir de Compostela exortou ao velho continente dar "nova pujança às raízes cristãs". Assim, convidou à Espanha e à Europa a "construir seu presente e a projetar seu futuro a partir da verdade autêntica do homem, a partir da liberdade que respeita essa verdade e nunca a fere, e a partir da justiça para todos, começando pelos mais pobres e desvalidos".

 

O príncipe Felipe expressou seu "enorme apreço" pelo compromisso do papa Bento XVI com "a paz, a liberdade e a dignidade do ser humano", especialmente nos tempos "complexos e de crise que vive o mundo".

 

Em suas palavras de boas vindas ao pontífice, o príncipe ressaltou que nestes tempos "de guerra e terrorismo, de fome e pobreza, de injustiça e dor, exigem firmeza, compromisso pessoal e esforço dos governantes da terra e de todos os homens e mulheres de boa vontade".

 

Após a cerimônia de boas-vindas, Bento XVI terá encontro privado com os príncipes de Astúrias e, posteriormente com o primeiro vice-presidente do governo espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba. É a segunda visita do papa à Espanha em seus cinco anos de pontificado.

Publicidade

 

Enquanto isso, a praça do Obradoiro de Santiago de Compostela começa a receber grande público para a eucaristia que o papa oficiará por volta das 16h30 no horário local (13h30 de Brasília). Em busca de um bom local para assistir à missa muitos fiéis fizeram fila desde a madrugada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.