PUBLICIDADE

Passageiro sem experiência faz pouso de emergência na Flórida após piloto passar mal

O passageiro contou com a ajuda de um controlador aéreo que o guiou a partir da torre de comando até a aterrissagem no aeroporto internacional de Palm Beach

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um passageiro sem experiência de voo precisou pousar um monomotor, na terça-feira, 10, em um aeroporto da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, depois que o piloto teve um problema de saúde, informaram vários meios de comunicação locais nesta quarta-feira, 11.

PUBLICIDADE

O piloto involuntário contou com a ajuda de um controlador aéreo que o guiou até sua aterrissagem no aeroporto internacional de Palm Beach, cerca de 110 km ao norte de Miami, informou a NBC.

Os funcionários da torre de controle aéreo de Port Pierce, ao norte de Palm Beach, receberam ao meio-dia de terça-feira (horário local, 13h de Brasília) uma chamada de emergência vinda de um Cessna 208.

“Tenho uma situação grave aqui. Meu piloto está inconsciente. Não tenho nenhuma ideia de como pilotar o avião”, disse o passageiro, segundo uma gravação da chamada citada pela NBC.

O passageiro nunca havia pilotado um avião e o controlador não havia pilotado um Cessna 208, mas com a foto de um painel do modelo conseguiu ajudar o passageiro a pousar Foto: Reliable Robotics via Reuters Foto: RELIABLE ROBOTICS / VIA REUTERS

Quando o controlador aéreo perguntou qual era sua posição, o homem da aeronave afirmou que não tinha nenhuma ideia. “Vejo a costa da Flórida a minha frente e não tenho nenhuma ideia”, disse.

O controlador pediu ao seu interlocutor que mantivesse as asas do avião niveladas e apenas tentasse seguir a costa, seja norte ou sul.

O monomotor tocou a terra minutos depois com os conselhos recebidos da torre de controle. Um vídeo obtido pela CNN americana mostra o momento do pouso.

Publicidade

“O avião aterrissou sem incidentes e um paciente foi transportado a um hospital local”, afirmaram os bombeiros do condado de Palm Beach em um comunicado.

Em entrevista à CNN americana, o Controlador de Tráfego Aéreo Robert Morgan contou que estava fazendo uma pausa quando a torre recebeu a ligação do avião que vinha das Bahamas. Seus colegas então o pediram para que retornassem a fim de ajudar o passageiro a pousar.

Segundo ele, o passageiro nunca havia pilotado um avião, mas já havia passado pelo ramo da aviação e tinha visto outros pilotos pousarem.

“Ele estava muito calmo”, disse Morgan. “Ele disse, ‘Eu não sei voar. Eu não sei como parar essa coisa se eu entrar na pista.’” Morgan nunca havia pilotado esse modelo de Cessna, contou, então buscou uma foto do layout do painel de instrumentos e começou a guiar o passageiro.

Ele conta que tomou a decisão de guiar a aeronave para o maior aeroporto da região para que o passageiro pudesse ter um alvo realmente grande para mirar.

De acordo com pilotos experientes ouvidos pela imprensa americana, o pouso de um Cessna leva cerca de 20 horas para ser aprendido em aulas.

“Eu senti que ia chorar, porque eu tinha muita adrenalina acumulada”, disse Morgan. “Fiquei muito feliz que deu certo e que ninguém se machucou.”

Publicidade

O controlador e o passageiro se conheceram após o pouco. “Foi um momento emocionante. Ele disse que só queria voltar para casa para sua esposa grávida”, disse Morgan. “E isso fez eu me sentir ainda melhor.”

Colegas de Morgan o parabenizaram pela capacidade de ensinar o passageiro tão rápido. “Você disse que os passageiros pousaram o avião?” perguntou um piloto da American Airlines que ouvia a conversa enquanto esperava para decolar. “Oh meu Deus. Bom trabalho.”/AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.