A rainha Elizabeth II não comparecerá mais à missa de ação de graças de sexta-feira, 2, pelos seus 70 anos como monarca depois de “experimentar um recorrente problema de mobilidade e algum desconforto” quando apareceu em um desfile militar nesta quinta-feira, 2, segundo o Palácio de Buckingham.
A rainha deveria comparecer à celebração na Catedral de São Paulo no segundo dia de comemorações de seu Jubileu de Platina. Mais cedo, nesta quinta-feira, ela apareceu na varanda do Palácio de Buckingham, acenando para milhares de pessoas.
“A rainha gostou muito do desfile de aniversário e do sobrevoo de hoje, mas sentiu algum desconforto”, disse o palácio. “Levando em conta a jornada e a atividade necessária para participar do Serviço Nacional de Ação de Graças de amanhã na Catedral de São Paulo, Sua Majestade, com grande relutância, concluiu que ela não comparecerá.”
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BTHIWYMVLJH7TGDNHOWHQ2EUTA.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/imz1cKWoSKEaK-2z1ugJuxEm1IY=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BTHIWYMVLJH7TGDNHOWHQ2EUTA.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/q3f9DQiz88ARHVPBKzeiPB3EerY=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BTHIWYMVLJH7TGDNHOWHQ2EUTA.jpg 1322w)
Elizabeth, que se tornou rainha aos 25 anos, é a monarca com o reinado mais longo do Reino Unido e a primeira a atingir a marca de sete décadas no trono. No entanto, depois de uma vida inteira de boa saúde, a idade começou a alcançá-la.
Ela reduziu suas aparições públicas nos últimos meses devido ao que o Palácio de Buckingham chama de “problemas de mobilidade” e decidiria em quais eventos do jubileu ela participaria mais perto de cada um deles.
As celebrações ocorrerão ao longo do fim de semana, e não está claro se ela comparecerá aos eventos no sábado e no domingo.
A notícia ofuscou o primeiro dia das comemorações, quando dezenas de milhares de apoiadores da realeza fizeram fila nas ruas de Londres para o desfile militar.
Apesar da Casa Real não ter confirmado com antecedência sobre a participação da monarca nos eventos comemorativos, Elizabeth apareceu na sacada do palácio e saudou a multidão que acompanhava o evento.
Apoiada em uma bengala e vestindo uma roupa azul de pompa, Elizabeth apareceu acompanhada pelo príncipe Charles e pelo príncipe William, dois primeiros na linha de sucessão do trono. O protagonismo dos dois herdeiros durante as celebrações já era esperado, em um claro aceno sobre a continuidade da monarquia./AP e Reuters
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Internacional
Veja mais em internacional