Trabalhadores encontram mais de 150 bombas da Segunda Guerra Mundial enterradas em parque infantil

Dispositivos encontrados durante as obras eram bombas práticas, que podem ser prejudiciais

PUBLICIDADE

Por Alexandra E. Petri (The New York Times)
Atualização:

Mais de 150 bombas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas sob um parque infantil no norte da Inglaterra. Existe a suspeita de que mais bombas possam ainda existir no local, segundo as autoridades.

As bombas foram descobertas quando um projeto de construção estava em andamento para renovar o playground do Scotts Park em Wooler, uma pequena cidade inglesa próxima da fronteira com a Escócia. A BBC informou que os trabalhadores encontraram um “objeto suspeito” em 14 de janeiro, enquanto escavavam as fundações. Descobriu-se que se tratava de uma bomba de treinamento, ou uma bomba não explosiva que é usada para treinamento, mas que ainda assim pode ser prejudicial.

As bombas foram descobertas quando um projeto de construção estava em andamento para renovar o playground do Scotts Park em Wooler, uma pequena cidade em Northumberland, Inglaterra Foto: Photo By Mark Mather/Photo by Mark Mather

“Problema muito maior do que o previsto”

PUBLICIDADE

O Conselho Paroquial de Wooler contratou a Brimstone Site Investigations, uma empresa especializada em material bélico não detonado, para investigar o local, informaram as autoridades do conselho em um comunicado à imprensa.

A empresa iniciou os trabalhos em 23 de janeiro para o que deveria ser uma pesquisa de dois dias, “mas logo ficou evidente que a escala do problema era muito maior do que qualquer um havia previsto”, escreveu o conselho paroquial.

Publicidade

No primeiro dia, a Brimstone identificou mais 65 bombas de treino, cada uma pesando 3 kg, além de cartuchos de fumaça. No segundo dia de trabalho no local, a Brimstone recuperou mais 90 bombas de treino e as removeu com segurança para uma área de armazenamento designada, escreveu o conselho.

A BBC informou que o Ministério da Defesa havia ordenado uma pesquisa completa do local.

“As crianças estavam brincando em cima de bombas”

Embora as bombas sejam de prática, “elas ainda carregam uma carga” e precisam ser removidas por especialistas, disse o comunicado do conselho paroquial, acrescentando: “Elas foram encontradas com seu fusível e conteúdo ainda intactos –e o detonador e o enchimento de fumaça, em particular, ainda podem ser potencialmente perigosos”.

Um porta-voz do Conselho do Condado de Northumberland chamou a descoberta de “inesperada”. Mark Mather, um funcionário de Wooler, disse à BBC que cerca de um terço do parque havia sido limpo e que era possível que houvesse mais bombas. “É muito estranho pensar que as crianças estavam brincando em cima de bombas”, disse Mather.

Publicidade

Ele disse ainda que Wooler foi um centro de treinamento para a Home Guard, uma milícia de voluntários considerada a última linha de defesa contra os alemães durante a Segunda Guerra Mundial. “Depois da guerra, parece que eles simplesmente enterraram todo o material bélico em um dos poços”, afirmou.

Unidades de bombas encontradas em parque infantil inglês Foto: Mark Mather/Mark Mather

O Ministério da Defesa disse que uma equipe visitou o local duas vezes em janeiro, segundo a BBC, mas não forneceu mais detalhes.

O Conselho Paroquial de Wooler disse que esperava que as empreiteiras pudessem retomar o trabalho em abril, assim que o local fosse declarado seguro.

A Brimstone, o Ministério da Defesa, Mather, o Conselho Paroquial de Wooler e o Conselho do Condado de Northumberland não responderam aos pedidos de comentários.

Publicidade

c.2024 The New York Times Company

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.