BERLIM - Um veículo atropelou uma multidão no oeste de Berlim, na Alemanha, matando uma pessoa e ferindo pelo menos outras 30 na manhã desta quarta-feira, 8, disse um porta-voz do corpo de bombeiros da capital alemã.
O motorista atropelou pessoas em uma esquina por volta das 10h30, antes de colocar o carro de volta na estrada e depois bater na vitrine de uma loja, um quarteirão mais adiante, disse o porta-voz da polícia Thilo Cablitz.
De acordo com o porta-voz do corpo de bombeiros, Adrian Wentzel, dezenas de pessoas sofreram apenas ferimentos leves, mas três pessoas teriam ficado gravemente feridas e outras seis estariam em um estado ainda mais grave.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BXOYOQFVJRECLN7KCMSGVL2G7E.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/eAFhAvE9afSwE7hkX_sA7n2KgYA=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BXOYOQFVJRECLN7KCMSGVL2G7E.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/T8SyD_iC-S9QIzGBAAIJeFAqrAE=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BXOYOQFVJRECLN7KCMSGVL2G7E.jpg 1322w)
O atropelamento foi próximo à Igreja Memorial Imperador Guilherme, onde uma multidão estava reunida. O local fica perto do mercado de rua Kurfuerstendamm, onde em 2016 o tunisiano Anis Amri sequestrou um caminhão, matou o motorista e invadiu com o veículo um mercado de Natal lotado, matando mais de 11 pessoas e ferindo dezenas de outras.
O motorista aparentemente foi detido por pedestres antes de ser preso rapidamente por um policial que estava perto do local, disse Cablitz. Mais tarde, a polícia informou em um tuíte que o motorista era um armênio-alemão de 29 anos que mora em Berlim.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/D5HYM42245G7PCFSMAJQ4P6XNA.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/Lj9Y9yvg166rsToLDkStZXg7pLQ=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/D5HYM42245G7PCFSMAJQ4P6XNA.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/oGh_KYCks1tPgrb8uOzZCQsESo8=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/D5HYM42245G7PCFSMAJQ4P6XNA.jpg 1322w)
A polícia investiga se o incidente foi um ataque deliberado ou um acidente, possivelmente com alguma causa médica, disse um porta-voz da polícia, acrescentando que o motorista também recebeu tratamento após a batida.
“É muito cedo para especular sobre o que está por trás (do incidente)”, disse um porta-voz do Ministério do Interior em uma coletiva de imprensa regular do governo federal em Berlim.
O jornal alemão Bild identificou a vítima como um professor que estava na rua com um grupo de alunos. A polícia não confirmou imediatamente os relatos da mídia alemã de que o morto e feridos faziam parte de um grupo escolar, mas disse que “pareciam estar juntos”.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Z32KOFNBXZDJFPGPGUTSMSRMGQ.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/G99JkokL8pAnna4DBBbveNn13I8=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Z32KOFNBXZDJFPGPGUTSMSRMGQ.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/lpFnAr0ZW2MOUif5CuURgZcY_HA=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Z32KOFNBXZDJFPGPGUTSMSRMGQ.jpg 1322w)
Um grande número de veículos de resgate e socorristas foram até o local -- A polícia confirmou que, em determinado momento da manhã, cerca de 130 pessoas dos serviços de emergência atenderam ao incidente. A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, disse estar “profundamente chocada com este incidente”.
O ator escocês-americano John Barrowman, famoso por sua participação na série Doctor Who, postou um vídeo no Twitter afirmando ter testemunhado o acidente, descrevendo uma grande presença de serviços de emergência no local, um corpo estendido no meio da rua e muitas pessoas com ferimentos pelo local.
Barrowman também fez uma breve descrição do acidente. “O carro desceu pela calçada (...). Então ele voltou para a rua, atingiu alguém, continuou pela rua e voltou pela calçada, acertando muitas pessoas”, disse. / AP, AFP e REUTERS
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Internacional
Veja mais em internacional