A partir de fevereiro de 2009, os proprietários de veículos a gasolina, álcool, flexíveis ou GNV (motores de ciclo Otto) registrados na capital terão pelo menos mais uma despesa: os R$ 52,73 para fazer a Inspeção Veicular Ambiental. Se o carro não estiver em dia, o custo poderá ser bem maior que esse. Caso seja preciso trocar dois itens simples, mas que implicam aumento de emissões, como filtro de ar e velas de ignição, o motorista gastará R$ 70 em média. A despesa irá disparar se carro estiver sem catalisador, por exemplo. "A substituição ou instalação do dispositivo fica entre R$ 500 e R$ 700 para modelos ‘populares’", diz Walter da Costa Moreira, da Técnica Pardal (2955-0093). Outros itens envolvidos com emissões que podem reprovar um veículo são a falta do respiro do óleo do cárter (R$ 60 em média) e a necessidade de troca na sonda lambda (cerca de R$ 300). "Fazer manutenção preventiva custa menos que consertar e é muito importante. Num estudo que fiz, um VW Gol 1997 com velas gastas, filtro de ar sujo e problemas de alimentação e ignição polui dez vezes mais que o mesmo carro bem-cuidado", garante Pedro Luiz Scopino, da Auto Mecânica Scopino (3955-2086). Agendamento A inspeção vai verificar as emissões pela análise dos gases de escape. Será preciso fazer o agendamento pelo site www.controlar.com.br (ou no tel. 3545-6868). Antes de o carro passar pela verificação há uma checagem visual de sistemas de admissão e escapamento. Gotejamento de água e óleo reprovam no ato. Escape furado e motor morrendo ou com marcha lenta irregular também. Vistoria obrigatória A inspeção abrange carros e motos e pode ser agendada pelo site www.controlar.com.br ou no telefone 3545-6868; A tarifa de R$ 52,73 será devolvida se o carro for aprovado. Débitos de IPTU impedem a devolução do valor da taxa.