O simpático Fiat 500 já está à venda no Brasil

Releitura do clássico automóvel, produzido entre os anos de 1957 e 1975, chega ao País

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Combinação de clássico e contemporâneo, a releitura do Fiat 500, ícone feito de 1957 a 1975, já está à venda com motor 1.4 16V a gasolina de 100 cv a partir de R$ 62.870 - versão Sport com câmbio manual. Pode parecer muito para um subcompacto com interior apertado, mas o modelo polonês tem acabamento de primeira e equipamentos raros até em veículos bem maiores. Trata-se de um carrinho nos moldes de VW New Beetle e Smart Fortwo, para quem gosta de excentricidades.

 

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O 500 tem muito charme. A forma dos faróis remete à do carro da primeira geração e as linhas atuais o inserem neste século. O interior lembra ambientes dos chamados hotéis-butique e mistura novo e antigo. O quadro de instrumentos é um exemplo dessa combinação.

 

A versão de topo, Lounge, parte de R$ 64.900 e tem diversas combinações de acabamento. A com bancos de couro (opcional nas duas configurações) vermelhos e painel bege é a mais chamativa. A mais que a Sport, traz teto de vidro e ar-condicionado digital, entre outros itens.

 

O espaço na frente é bom e os joelhos se movimentam sem esbarrar no painel. Atrás, passageiros (apenas dois) com mais de 1,80 metro correm o risco de bater a cabeça no teto.

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Agradam a visibilidade, a posição de guiar, o acesso aos comandos e a direção com assistência elétrica, que tem ótimas respostas em qualquer condição. A suspensão rígida contribui para manter a firmeza do 500. Por outro lado, colabora para refletir as imperfeições do piso na cabine.

 

ACELERANDO

 

Numa rápida avaliação ao longo de 15 km, em trecho urbano, o 500 mostrou vigor para acelerar em vias planas. Seu motor é o mesmo 1.4 da família Palio. Mas o do compacto é feito na Itália e traz cabeçote de 16 válvulas - o dos brasileiros tem oito. Contribuem para a boa disposição a leveza - a relação peso-potência é de 9,3 kg/cv - e o câmbio de seis marchas.

 

Na cidade, não é preciso trocar muito as marchas. Como as relações do câmbio são curtas, mesmo em giros mais baixos dá para se obter boas respostas.

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Na subida, o torque baixo faz o 500 sofrer. Aí vale acionar a função Sport, que altera o mapeamento da centralina do motor e o faz reagir mais rápido à pressão no acelerador.

 

O Fiat também traz um sistema que segura os freios por três segundos após o motorista soltar o pedal. É ideal para a versão com a caixa automatizada Dualogic, que acrescenta cerca de R$ 4.500 à tabela do modelo.

 

A segurança se destaca. Há programa eletrônico de estabilidade (ESP), sete air bags e freios ABS , entre outros.

 

Viagem feita a convite

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