Toyota abre sobre Hyundai, BYD encosta na Honda: o ranking das marcas no 1º trimestre

Fiat é a líder isolada do mercado brasileiro e VW abre boa vantagem para a Chevrolet; Citroën sobe e se aproxima de Ford e Caoa Chery

Ranking das montadoras em 2025 está mais acirrado do que nunca. Foto: Montagem/Jornal do CarroRanking das montadoras em 2025 está mais acirrado do que nunca Foto: Montagem/Jornal do Carro
Foto do author Diogo De Oliveira
Atualização:

O primeiro trimestre de 2025 já passou, e os números de vendas de carros novos mostram uma disputa bastante acirrada entre as marcas. A liderança continua nas mãos da Fiat, que somou 110.517 emplacamentos entre janeiro a março, mantendo larga vantagem sobre a vice-líder Volkswagen.

PUBLICIDADE

A marca alemã, por sua vez, largou muito bem e já começa a descolar da General Motors, que neste ano enfrenta problemas com altos estoques de modelos da Chevrolet. Por isso, a marca, que completou 100 ano no País no fim de janeiro, está dosando a produção, principalmente da linha Onix.

Mas a VW não tem nada a ver com isso, e está prestes a lançar o novo SUV Tera, que promete se tornar um dos modelos mais vendidos do País. Aliás, a Toyota vem logo atrás da GM no ranking das marcas neste primeiro trimestre, com boa margem sobre a Hyundai, que disputa mês a mês com a japonesa.

Com as vendas mais fracas da linha HB20, a marca sul-coreana começa a ver a Renault pelo retrovisor, que cresceu após o lançamento do SUV Kardian. Inclusive, com o modelo, a marca francesa aparece à frente da Jeep, que prepara a nova geração do Compass e mais uma renovação do Renegade.

Ainda no grupo das 10 primeiras colocadas, a Honda vem fazendo um bom início de ano com o HR-V, e prepara o lançamento da nova geração do WR-V para o segundo semestre. Pois a japonesa que fique esperta, já que a BYD está na sua cola, e aparece bem próxima no ranking, à frente da Nissan, que prepara o novo Kicks.

Citroën cresce com Basalt

Na segunda metade do ranking da marcas, o destaque é a francesa Citroën, que encorpou após a chegada do SUV Basalt. A marca do duplo chevron já aparece à frente de GWM e RAM, e mais próxima de Ford e Caoa Chery.

Em seguida vem a GWM, que aparece à frente de RAM, Peugeot e Mitsubishi Motors. Aliás, situação delicada vive a marca do leão. Com apenas 5.954 unidades no ano, a Peugeot os dois segmentos que concentram as vendas de carros novos no País - ou seja, o segmento de hatches e de SUVs compactos. Mas tanto o 208 quanto o 2008 continuam com vendas discretas.

A lista fecha com as marcas premium. A BMW continua a líder e Mercedes-Benz é a vice, mas com a Volvo na sua sombra e com chances reais de superar a alemã. Afinal, a sueca acaba de renovar toda a gama no País e lançar o inédito EX90, novo SUV elétrico de topo de linha. Porsche e Audi fecham a lista.

Ranking das marcas no 1º trimestre de 2025

  1. Fiat - 110.587 unidades
  2. Volkswagen - 78.824 unidades
  3. General Motors - 55.808 unidades
  4. Toyota - 42.165 unidades
  5. Hyundai - 34.482 unidades
  6. Renault - 29.739 unidades
  7. Jeep - 26.575 unidades
  8. Honda - 23.946 unidades
  9. BYD - 21.679 unidades
  10. Nissan - 19.327 unidades
  11. Caoa Chery - 12.718 unidades
  12. Ford - 11.129 unidades
  13. Citroën - 9.377 unidades
  14. GWM - 6.693 unidades
  15. RAM - 6.509 unidades
  16. Peugeot - 5.954 unidades
  17. Mitsubishi - 5.943 unidades
  18. BMW - 3.487 unidades
  19. Mercedes-Benz - 2.163 unidades
  20. Volvo - 2.097 unidades
  21. Porsche - 1.418 unidades
  22. Audi - 1.326 unidades

Fonte: Fenabrave

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.