O presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Ray Young, disse que vai apresentar à matriz da montadora, nos Estados Unidos, no início de 2007, um projeto de R$ 1 bilhão para lançamento de novos produtos no País. ?Mas, a aprovação dependerá do desempenho do mercado brasileiro?, disse ele. Segundo Young, atualmente a China e o México são mais competitivos que o Brasil. ?Por isso preciso convencê-los de que vale a pena investir aqui." O executivo apresentou, hoje, no espaço da fabricante na 24ª edição do Salão Internacional do Automóvel o novo sedã compacto da Chevrolet no Brasil. ?O Prisma é o nosso grande lançamento. Mas o Camaro também é incrível?, diz ele referindo-se ao conceito que será produzido em série nos EUA a partir de 2008. Além do sedã derivado do Celta e do protótipo do ?muscle car?, que remete à versão fabricada no final dos anos 60, toda a linha 2007 nacional está em exposição. Outra novidade da fabricante é a volta do jipe Tracker ao País. Depois de dois anos fora do Brasil, a GM voltará a importar o modelo da Argentina. O baixo volume de vendas fez com que a marca deixasse de oferecer o carro em 2004 -- naquele ano, de janeiro a setembro foram comercializadas apenas 339 unidades. Agora, bem mais equipado do que a versão anterior e com motor 2.0 a gasolina, o modelo chega ao País por R$ 58.990. Valor mais baixo do que o do Ford EcoSport 2.0 4WD (parte de R$ 72.100), porém, com as mesmas capacidades que o Mitsubishi TR4 (R$ 73.990). Ray Young apresentou também o carro conceito Prisma Y, uma versão com apelo off-road do novo compacto de mesmo nome. ?Vamos estudar a aceitação do público brasileiro para decidir se podemos lançar o produto no Brasil.? De acordo com ele, o novo modelo poderá ser produzido em Gravataí, já que utilizará a mesma plataforma do Prisma.