PUBLICIDADE

WhatsApp: Agora é possível enviar áudios que se apagam sozinhos; veja como usar

Recurso permite que mídia seja ouvida apenas uma vez antes de ser excluída

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

Recentemente, o WhatsApp começou a permitir a gravação e o envio de mensagens de voz de reprodução única para cada vez mais usuários no Brasil. Usando o mecanismo, é possível mandar um áudio que será ouvido somente uma vez antes de ser apagado automaticamente.

Para enviar esse tipo de mensagem de voz, basta abrir a conversa, clicar no ícone de microfone e deslizar para cima. Antes de mandar o áudio, selecione o ícone com o número “1″ no canto direito e aperte o botão verde para realizar o envio.

WhatsApp permite que usuários enviem mensagem de voz de visualização única Foto: Bruna Arimathea/Estadão

PUBLICIDADE

O recurso passou a ficar disponível em alguns lugares em dezembro de 2023 sob a forma de teste. À época, o WhatsApp publicou que, “agora, também é possível compartilhar informações confidenciais por mensagem de voz com mais tranquilidade, seja para informar os dados do seu cartão de crédito para um amigo, ou quando estiver planejando uma surpresa”.

Desde 2021, existe a opção de enviar fotos e vídeos de visualização única. Ao mandar esse tipo de mensagem, o usuário garante que o interlocutor não será capaz de abrir a mídia mais de uma vez. Tampouco ela ficará salva na conversa.

Existem algumas peculiaridades em relação ao envio de mídias de reprodução única. Primeiramente, não é possível encaminhar ou salvá-las. Assim, garante-se que seu conteúdo não será repassado a terceiros. Além disso, se a foto ou o vídeo não forem abertos até 14 dias depois de ser mandados, eles ficarão indisponíveis.

De acordo com o WhatsApp, os áudios enviados na forma de reprodução única serão protegidos pela criptografia de ponta a ponta, assim como o restante das mensagens presentes no aplicativo.

Os áudios que desfrutam do novo recurso estão disponíveis tanto para usuários de iOS, sistema operacional da Apple, quanto de Android.

Publicidade

Existem outras configurações no WhatsApp que permitem maior privacidade para o usuário, a depender de como ele habilita o aplicativo. Exemplo disso é a opção de ativar conversas com mensagens temporárias, as quais são automaticamente deletadas em um prazo que varia de 24 horas a 90 dias.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.