Atualizado às 15h15 sobre a volta dos serviços e às 16h50 para adicionar declaração do Facebook.
O WhatsApp, o Instagram e Facebook, todos de propriedade de Mark Zuckerberg, enfrentam instabilidade na tarde desta sexta-feira, 19. Por meio de plataformas como o Twitter, usuários relataram problemas, dizendo que não era possível acessar os serviços.
De acordo com o site Down Detector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet, as falhas começaram por volta das 14h20 (horário de Brasília). O problema parece ser global: usuários de diversos países, incluindo EUA e Argentina, também reportaram a falha. Por voltas das 15h10, os serviços pareciam ter voltado para a maioria dos usuários.
Ainda não é possível saber a origem do problema. Com a maior integração entre as três plataformas de Zuckerberg, é comum que todos os serviços da empresa passem por instabilidade de maneira conjunta. As últimas foram reportadas em julho e setembro de 2020. Antes disso, em maio, uma falha centralizada na América Latina impossibilitou a execução de funções básicas como envio de mensagens, comentários e realização de publicações nos três serviços. Em março ano, as redes sociais do grupo chegaram a ficar fora do ar por quase 24 horas depois de mudanças nas configurações dos servidores da companhia.
Entre especialistas, corre a especulação de que parte dos problemas frequentes tem sido causados pelo plano de integração entre WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger, que foi anunciado em janeiro de 2019 e que teve início em 30 de setembro de 2020 com a integração do Facebook Messenger e Instagram. O recurso irá permitir que as pessoas se comuniquem de um mensageiro para o outro, sem trocar de aplicativo.
O Facebook confirmou a instabilidade que afetou os usuários e disse que o caso já está resolvido. O Instagram e WhatsApp dizem que investigam o caso.
Nas redes sociais, diversos usuários brincaram com o problema e recorreram ao restante da internet para descobrir a origem do problema.
Mais informações em instantes