CEO da Nvidia diz que investidores ‘entenderam errado’ o lançamento da IA chinesa DeepSeek

Jensen Huang disse que os investidores viram o progresso da DeepSeek como um sinal de que as empresas de IA não precisavam mais de computação intensa, quando, na realidade, o oposto era verdadeiro

PUBLICIDADE

Por Beatrice Nolan

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, falou sobre a liquidação do mercado que eliminou US$ 600 bilhões de sua empresa. Em uma entrevista para a nova plataforma de software da DDN, parceira da Nvidia, a Inifinia, Huang disse que a reação do mercado ao DeepSeek foi baseada em um mal-entendido.

Ele chamou o modelo de raciocínio R1 da startup chinesa de IA de “impressionante”, mas enfatizou que os futuros modelos de IA ainda dependerão do poder de computação da Nvidia, especialmente ao refinar e melhorar suas capacidades no pós-treinamento.

Huang perdeu quase 20% de seu patrimônio líquido pessoal durante a queda de ações da Nvidia causada pela DeepSeek Foto: Abbie Parr/AP

PUBLICIDADE

A DeepSeek deu o pontapé inicial em uma derrota do mercado no mês passado em meio ao lançamento de seu modelo de raciocínio R1.

A alegação de que a DeepSeek construiu seu mais novo modelo usando chips de menor capacidade e mais baratos fez com que os investidores se preocupassem com a possibilidade de outras grandes empresas de tecnologia reduzirem sua demanda pelas ofertas mais avançadas da Nvidia. Como resultado, o preço das ações da empresa despencou.

Publicidade

Huang perdeu quase 20% de seu patrimônio líquido pessoal durante a queda. Desde então, as ações da empresa recuperaram a maior parte de suas perdas.

“Acho que o mercado reagiu ao R1 como um ‘oh, meu Deus’, a IA está acabada”, disse Huang na entrevista pré-gravada. Ele disse que os investidores viram o progresso da DeepSeek como um sinal de que as empresas de IA não precisavam mais de computação intensa, quando, na realidade, o oposto era verdadeiro.

“Do ponto de vista do investidor, havia um modelo mental de que o mundo era pré-treinamento e depois inferência”, disse ele. “Não sei de quem é a culpa, mas, obviamente, esse paradigma está errado.”

Huang disse que ensinar modelos de IA a “raciocinar” melhor era a próxima fronteira de escalonamento para o setor de tecnologia, e ainda dependia de uma enorme quantidade de poder de computação.

Publicidade

A Nvidia abordou as preocupações sobre a DeepSeek em uma declaração por escrito compartilhada com a Fortune na época, mas o CEO não havia feito uma declaração pública até agora.

A empresa fez uma observação semelhante em sua declaração de janeiro: “A inferência requer um número significativo de GPUs Nvidia e redes de alto desempenho. Agora temos três leis de escalonamento: pré-treinamento e pós-treinamento, que continuam, e o novo escalonamento em tempo de teste”.

O boom de IA da Nvidia

A Nvidia controla a fatia dominante do mercado de chips de IA e é a líder no desenvolvimento de unidades de processamento gráfico (GPUs) poderosas, necessárias para treinar e manter modelos de IA.

Até agora, a empresa tem sido uma das maiores beneficiárias do boom de IA devido a uma corrida armamentista de IA que tem visto as grandes empresas de tecnologia lutarem para estocar os chips mais avançados.

Publicidade

A demanda pelos chips da Nvidia tem sido tão alta que, no ano passado, Huang foi forçado a esclarecer que a empresa estava fazendo o possível para alocá-los “de forma justa”.

O modelo R1 da DeepSeek abalou todo o setor de tecnologia dos EUA, provocando preocupações de que os EUA - que há muito tempo presumiam estar liderando o desenvolvimento de IA - poderiam, na verdade, estar atrás da China.

Apesar disso, os CEOs das grandes empresas de tecnologia têm se mostrado bastante entusiasmados com o modelo de IA da DeepSeek, embora o lançamento tenha eliminado US$ 1 trilhão das ações de tecnologia dos EUA.

Sundar Pichai, do Google, Tim Cook, da Apple, e Satya Nadella, da Microsoft, elogiaram os esforços da empresa chinesa nas chamadas de lucros do quarto trimestre.

Publicidade

Na entrevista, Huang também aproveitou para elogiar o R1 da DeepSeek.

“É incrivelmente empolgante. A energia em todo o mundo como resultado do R1 se tornar de código aberto - incrível”, disse ele.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

c.2024 Fortune Media IP Limited

Publicidade

Distribuído por The New York Times Licensing Group

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.