PUBLICIDADE

Dono do ChatGPT vira ‘coach’ e dá dicas após crise na OpenAI: ‘o resultado é o que importa’

Sam Altman escreveu sua lista pessoal de aconselhamento e refletiu sobre ambientes de trabalho

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Arimathea

O ano de Sam Altman, CEO da OpenAI, foi de altos e baixos — desde o estouro do ChatGPT até sua expulsão da empresa que ajudou a fundar, em 2015 — e o empresário admitiu que teria aproveitado alguns conselhos que nunca recebeu na vida. Em uma publicação em seu blog pessoal, Altman escreveu suas próprias “descobertas” sobre trabalho, colegas e relacionamentos profissionais.

Chamada “Coisas que eu gostaria que alguém tivesse me dito”, a lista inclui 17 dicas. Entre os conselhos, Altman explora áreas da vida profissional como a comunicação e a forma como o ambiente de trabalho pode interferir no funcionamento da empresa. “É mais fácil para uma equipe fazer uma coisa difícil que realmente importa do que fazer uma coisa fácil que não importa; ideias audaciosas motivam as pessoas”, diz um dos conselhos, por exemplo.

PUBLICIDADE

A lista também chega cerca de um mês após a maior crise da OpenAI, que expulsou e readmitiu Altman na chefia da empresa em apenas uma semana. Em novembro, a diretoria da empresa entrou em conflito com seu CEO e tirou Altman do comando — e viu mais de 700 funcionários ameaçarem deixar a empresa para trabalhar em rivais caso a decisão não fosse revogada. Ao retornar, Altman trouxe o apoio da Microsoft, parceira da empresa, e fez um novo conselho diretor.

Veja os conselhos de Sam Altman para a vida profissional em 2024:

O otimismo, a obsessão, a autoconfiança, a potência bruta e as conexões pessoais são a forma como as coisas começam.

  1. Equipes coesas, a combinação certa de calma e urgência e o compromisso irracional são como as coisas são concluídas.
  2. A orientação a longo prazo é escassa; tente não se preocupar com o que as pessoas pensam no curto prazo, o que se tornará mais fácil com o tempo.
  3. É mais fácil para uma equipe fazer uma coisa difícil que realmente importa do que fazer uma coisa fácil que não importa; ideias audaciosas motivam as pessoas.
  4. Incentivos são superpoderes; defina-os com cuidado.
  5. Concentre seus recursos em um pequeno número de apostas de alta convicção; isso é fácil de dizer, mas evidentemente difícil de fazer. Você pode excluir (do processo) mais coisas do que pensa.
  6. Comunique-se de forma clara e concisa.
  7. Combata as besteiras e a burocracia sempre que as vir e faça com que outras pessoas também as combatam. Não deixe que organogramas atrapalhe o trabalho produtivo conjunto das pessoas.
  8. Resultado é o que importa; não deixe que um bom processo seja uma desculpa para resultados ruins.
  9. Gaste mais tempo recrutando. Arrisque-se com pessoas de alto potencial com uma taxa rápida de aprimoramento. Além da inteligência, procure evidências de que as coisas são feitas.
  10. As superestrelas são ainda mais valiosas do que parecem, mas você precisa avaliar as pessoas com base em seu real impacto sobre o desempenho da organização.
  11. A iteração pode compensar muita coisa; geralmente não há problema em estar errado se você iterar rapidamente. Os planos devem ser medidos em décadas, a execução deve ser medida em semanas.
  12. Não lute contra o equivalente empresarial das leis da física.
  13. A inspiração é perecível e a vida passa rápido. A inação é um tipo de risco particularmente traiçoeiro.
  14. Escala geralmente traz propriedades coletivas surpreendentes.
  15. O reinvestimento exponencial é mágico. Em particular, você realmente quer construir um negócio que obtenha uma vantagem de reinvestimento com escala.
  16. Levante-se e continue.
  17. Trabalhar com pessoas excelentes é uma das melhores partes da vida.
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.