A Workday, gigante da tecnologia que vende software de gerenciamento de força de trabalho, está demitindo cerca de 1.750 funcionários, disse o CEO Carl Eschenbach em um e-mail na última quarta-feira, 5, que apontou para a “demanda crescente” por inteligência artificial como tendo “o potencial de impulsionar uma nova era de crescimento” para a empresa.
As demissões afetarão 8,5% da equipe da empresa em todo o mundo. No memorando, Eschenbach disse que a empresa sediada na Bay Area estará “priorizando investimentos em inovação como IA e desenvolvimento de plataforma”. Eschenbach pediu aos funcionários que trabalhassem em casa na quarta-feira e disse que aqueles demitidos nos Estados Unidos receberão um mínimo de 12 semanas de pagamento com semanas adicionais determinadas pela estabilidade.
A Workday disse que pretende continuar contratando em “áreas estratégicas importantes” ao longo do ano fiscal e planeja sair de alguns escritórios, de acordo com um documento da Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários nos EUA) de quarta-feira. O Washington Post é um cliente da Workday.

Os cortes são os mais recentes de uma onda de demissões que varreu o setor de tecnologia nos últimos anos, com líderes de grandes empresas, incluindo Amazon, Google, Meta e Intel, também recorrendo a reduções de pessoal, preocupando uma indústria onde os trabalhadores antes podiam confiar em sua escolha de empregos. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, é dono do The Washington Post.
A mudança da Workday ecoa as de outras corporações que justificaram o corte de funcionários para criar espaço para a IA. A Meta, depois de cortar milhares de empregos em 2022 e 2023, recrutou talentos para impulsionar seu trabalho de IA e esforços para construir o metaverso, relatou o Washington Post. No ano passado, o Google cortou centenas de trabalhadores de engenharia e hardware, com o objetivo de se concentrar em IA.
O CEO do Dropbox, Drew Houston, usou raciocínio semelhante no ano passado para defender as demissões, dizendo ao Verge que eles tomaram “uma decisão muito difícil de demitir muitas pessoas e então abrir espaço para os investimentos em IA”.
Leia também
A Workday, que foi fundada em 2005, tem uma capitalização de mercado de US$ 73 bilhões. Em um registro recente, a Workday disse que a receita total do terceiro trimestre foi de US$ 2,16 bilhões, um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O CFO Zane Rowe disse que a empresa espera um crescimento de 17% na receita de assinaturas durante o ano fiscal de 2025.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.