Gigantes de tecnologia terão de mostrar como seus algoritmos funcionam na UE

A medida, anunciada por reguladores antitruste da União Europeia, pretende analisar a prática de direcionamento de publicidade em plataformas digitais

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Por Agências
Margrethe Vestager, comissária de defesa de concorrência da União Europeia Foto: Kenzo Tribouillard/Reuters

De acordo com novas regras propostas pela União Europeia, as gigantes de tecnologia terão de explicar como seus algoritmos funcionam. A medida, anunciada pela comissária antitruste Margrethe Vestager nesta sexta-feira, 30, pretende obrigar as empresas a abrirem seus arquivos de anúncios para reguladores e pesquisadores.

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A medida provavelmente impactará gigantes de tecnologia dos Estados Unidos, como a Alphabet, dona do Google, Amazon, Apple e Facebook, com suas enormes bases de dados e negócios lucrativos de publicidade online.

Os algoritmos de publicidade ajudam as empresas a direcionarem anúncios aos usuários que os anunciantes desejam alcançar.

Margrethe Vestager disse que o objetivo é esclarecer como esses algoritmos funcionam e garantir que as empresas sejam responsabilizadas por suas decisões. “As grandes plataformas teriam que fornecer mais informações sobre a forma como seus algoritmos funcionam, quando os reguladores solicitarem”, disse ela em evento organizado pela agência de pesquisa AlgorithmWatch e pelo European Policy Center.

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A comissária vai anunciar dois projetos de regras conhecidos como Digital Services Act e Digital Markets Act em 2 de dezembro, evidenciando a determinação da UE em controlar as gigantes da tecnologia e forçá-las a serem mais justas.

A nova legislação precisará da contribuição e aprovação dos países da UE e do Parlamento Europeu antes de entrar em vigor, um processo que pode levar mais de um ano.

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