A fabricante de chips de inteligência artificial (IA) Nvidia disse na segunda-feira, 14, que começará a produzir supercomputadores de IA inteiramente nos Estados Unidos, enquanto o setor de semicondutores se prepara para possíveis tarifas.
A Nvidia encomendou cerca de 93 mil metros quadrados de espaço de fabricação para testar e produzir seus chips Blackwell no Arizona e supercomputadores de IA no Texas, disse a fabricante de chips gráficos em um post de blog. Ela fará parceria com a gigante de eletrônicos Foxconn em uma fábrica em Houston e com a Wistron, uma fabricante de eletrônicos de Taiwan, em outra fabrica em Dallas. Espera-se que ambas aumentem a produção em massa nos próximos 12 a 15 meses, disse a Nvidia.

“Os motores da infraestrutura de IA do mundo estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”, disse o fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang.
A Casa Branca reivindicou o crédito pela mudança: “É o efeito Trump em ação”, disse em um comunicado.
A indústria de semicondutores está envolvida em uma guerra comercial que deve aumentar o custo de muitos eletrônicos, smartphones e a construção de data centers necessários para desenvolver chatbots como o ChatGPT.
Depois de anunciar tarifas exorbitantes sobre as importações chinesas e taiwanesas no início deste mês, o presidente Donald Trump, na sexta-feira, 11, inesperadamente isentou computadores, smartphones e semicondutores poderosos, chamados de unidades de processamento gráfico, das taxas de importação. Grande parte das GPUs da Nvidia é fabricada em Taiwan.
Leia também
No entanto, no domingo, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, disse que as tarifas para semicondutores, smartphones e laptops ainda estão em andamento. E Trump disse que toda a cadeia de suprimentos de produtos eletrônicos estaria sujeita a uma investigação tarifária.
As ações da Nvidia subiram 0,3% na tarde de segunda-feira, mas caíram cerca de 9% no mês passado.
A Nvidia disse que planeja produzir até US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos EUA nos próximos quatro anos, trabalhando com a Foxconn, Wistron e outras empresas.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.