:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/K65WQPWKDVILZOUEQSD2HUQ6PE.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/l0bg_GnZ9y87fo4H2RyLR3d-J3c=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/K65WQPWKDVILZOUEQSD2HUQ6PE.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/Htj63YBsySzuVR2rzUrdB_fsT9Q=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/K65WQPWKDVILZOUEQSD2HUQ6PE.jpg 1322w)
O Uber revelou nesta terça, 29, que pretende usar drones para realizar as entregas do Uber Eats. A intenção da empresa é começar os testes com o primeiro modelo até final de 2019.
O design do drone do Uber Eats foi apresentado no eventoForbes 30 under 30 Summit. Com asas rotativas e seis rotores, o veículo pode decolar e pousar verticalmente e fazer percursos de até oito minutos, incluindo carga e descarga. O aparelho terá autonomia de voo de até 18 milhas, com voos previstos para durarem 12 milhas, incluindo ida e volta. O modelo foi feito para levar refeição para duas pessoas.
Como o Uber já havia anunciado anteriormente, o plano não é usar os drones em todo o percurso da entrega, apenas uma parte. Depois que um cliente pede comida, o restaurante prepara a refeição e a carrega no drone. Esse drone deixará o pedido num local pré-determinado. Nos bastidores, o Elevate Cloud Systems do Uber rastreará e guiará o drone enquanto um motorista do Uber Eats será notificado sobre quando e onde buscar o pedido.
O Uber também estuda pousar os drones em cima de veículos estacionados, localizados perto dos locais de entrega. A partir daí, o motorista de entrega da Eats completará a última parte do percurso para entregar em mão a comida ao cliente.
A partir do próximo verão, o Uber quer usar esse drone para entregas de refeições em San Diego, Califórnia (EUA). Isso aconteceria após os primeiros testes do Uber em parceria com operadoras e fabricantes de drones.