Kindle: Amazon vai proibir download de eBook via USB; saiba como não perder seus livros

Método que deixava que livros fossem transferidos via USB vai ser descontinuado para evitar pirataria

PUBLICIDADE

Foto do author João Pedro Adania
Por João Pedro Adania
Atualização:

A Amazon vai remover a função de downloads de Ebooks em computadores em 26 de fevereiro, quinta-feira. Isso significa que será impossível transferir o arquivo via USB para o Kindle, o leitor de livros digitais da gigante.

O fim do recurso indica que os usuários que ainda não migraram os arquivos para os dispositivos vão perdê-los. A empresa de Jeff Bezos tomou essa decisão para combater a pirataria e o compartilhamento indevido de arquivos comprados na plataforma.

Método deixava que livros fossem transferidos via USB Foto: Reprodução/Amazon

PUBLICIDADE

Usuários das versões mais recentes do Kindle já convivem com esse bloqueio desde outubro do ano passado. A nova atualização, porém bloqueia a transferência de arquivos para todos os modelos do aparelho.

Outra razão para a mudança é a proteção de direitos autorais. Antes dela, os arquivos transferidos via USB eram vulneráveis a modificações que desafaziam protocolos que asseguravam os direitos de uso dos livros.

Publicidade

A nova política determina que apenas transferências por meio de dados sem fio (Wi-Fi ou internet móvel) poderão ser realizados. Com o método, a Amazon deve ter controle mais rígido do que é baixado no dispositivo porque vincula o arquivo a um Kindle específico e impossibilita o compartilhamento.

Em suma, quando você enviar um arquivo para seu Kindle, ele ficará preso ao seu dispositivo ou à sua conta Amazon. Se tentar passar esse arquivo para outra pessoa ou usar em outro Kindle, que não esteja vinculado à sua conta, ele não funcionará.

A versão de 2024 do Kindle 11ª geração marcou a transição do USB Mass Storage para o protocolo Media Transfer Protocol (MTP), que mantém o gerenciamento de arquivos por meio de um sistema de leitor digital. Ou seja: a Amazon tem mais controle sobre o fluxo de dados entre o dispositivo e a loja.

A mudança não vai impedir totalmente o uso do USB para transferências. Outros formatos, como PDFs, ainda poderão ser enviados e recebidos por ele.

Publicidade

A última novidade para o dispositivo tinha sido o lançamento de uma versão colorida, em outubro do ano passado, quando a marca anunciou o Kindle Colorsoft Signature Edition.

Para transferir EBooks comprados na Amazon do seu computador para o Kindle via USB antes que seja impossível, siga estes passos:

  1. Acesse o site da Amazon e faça login na sua conta. Em seguida, vá até a opção Gerenciar seu conteúdo e dispositivos e, na aba Conteúdo, localize o eBook que deseja transferir. Clique no botão Mais ações (representado por três pontinhos) e selecione a opção Baixar e transferir por USB. Depois escolha o dispositivo Kindle associado à sua conta e clique em Baixar para salvar o arquivo no seu computador.
  2. Para conectar o Kindle ao computador, use um cabo USB. Assim que conectado, o dispositivo será reconhecido como um armazenamento externo e vai aparecer no Explorador de Arquivos se estiver usando Windows, ou no Finder, se estiver for um Mac.
  3. Ao localizar no computador o arquivo baixado, que geralmente está nos formatos AZW, AZW3 ou KFX, copie o arquivo e cole-o na pasta Documents ou Internal storage e Books dentro do armazenamento do Kindle. Após concluir a cópia, desconecte o Kindle do computador com segurança para evitar possíveis erros ou danos aos arquivos.
  4. Na opção Biblioteca do dispositivo, o livro transferido aparecerá automaticamente na lista, pronto para leitura.
Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.