Optimus: saiba tudo sobre o robô humanoide de Elon Musk

Segundo empresário, fabricação e entregas do androide devem ser realizadas até 2027; preço deve ficar em torno dos US$ 20 mil

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O mundo da tecnologia recebeu um chacoalhão com a apresentação de Optimus, o robô humanoide apresentado pelo empresário Elon Musk na sexta-feira passada, dia 30.

Com sensores e inteligência artificial vistos em automóveis da Tesla, o androide deve ser vendido por menos de US$ 20 mil nos Estados Unidos, segundo estimativas de Musk.

Além disso, nas projeções da companhia, o Optimus deve ser produzido aos milhões e deverá estar pronto para entregas nos próximos 3 a 5 anos — até 2027, portanto.

PUBLICIDADE

O Optimus é inspirado na fisionomia de humanos: ele pesa 73 quilos, possui uma cabeça, locomove-se por duas pernas e possui dois braços com mãos, que trazem polegares opostos. A Tesla afirma que o Optimus possui processador da marca, com conexão Wi-Fi e de celular, bem como recursos de áudio e cibersegurança. A bateria tem capacidade de 2,3 kWh.

Por isso, o robô é capaz de reconhecer objetos, como caixas, e realizar tarefas com eles. No exemplo da Tesla, o androide usa a mão para pegar um regador e, em seguida, colocar água em plantas de um jardim.

“Ainda há muito trabalho a ser feito para refinar o Optimus e colocá-lo à prova”, declarou Musk. “Acho que o robô vai ser incrível em cinco a 10 anos.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.