Astronautas da NASA usarão óculos holográfico da Microsoft no espaço

Um par dos óculos HoloLens serão enviados para ajudar astronautas em tarefas de maior dificuldade

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:

Divulgação

 

PUBLICIDADE

A NASA e a Microsft anunciaram hoje que um par de óculos holográficos irá para a Estação Espacial Internacional (EEI) com a missão de suprimento da SpaceX Dragon, que será lançada no domingo. Os óculos poderão ajudar os astronautas a realizar tarefas de maior dificuldade através de recursos virtuais.

Segundo a NASA, essa ajuda pode ser de duas formas. A opção “Remote Expert Mode” permite que astronautas visualizem uma janela holográfica de Skype projetada no seu campo de visão. Por meio desse recurso, eles podem receber instruções de um técnico na Terra para realizar tarefas complexas.

Já a ferramenta “Procedure Mode” projeta ilustrações holográficas animadas sobre objetos reais com os quais a tripulação está interagindo.

Publicidade

Nos dois casos, a NASA afirma que os óculos vão ajudar a reduzir o treinamento para realização de procedimentos mais complicados no espaço e aumentar a confiança de que eles estão prontos para qualquer tarefa. “Essa tecnologia pode ainda capacitar futuros exploradores conferindo mais autonomia nas viagens a Marte”, disse Sam Scimemi, diretor do programa EEI.

Os astronautas já testaram as HoloLens nas instalações da NASA para assegurar seu desempenho em ambiente de gravidade zero e ainda realizarão testes de conectividade quando estiverem abordo da EEI.

A iniciativa está sendo chamada de “Project Sidekick” e está prevista para ser aplicada também na estação submarina de pesquisa da NASA, a Aquarius, quando ela for lançada, no dia 21 de julho.

A NASA divulgou um vídeo com os astronautas testando os óculos holográficos em instalações de baixa gravidade.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.