Site permite que eleitor veja se posições de deputados federais batem com as suas

O site Quem me representa? elenca os nomes dos deputados de acordo com o quanto estão alinhados com as opiniões do usuário

PUBLICIDADE

REPRODUÇÃO

 Foto:

PUBLICIDADE

As acaloradas discussões nas redes sociais sobre a votação da maioridade penal no Congresso nacional foram a inspiração para os desenvolvedores Andryw Marques, Nazareno de Andrade e João Arthur criarem o site Quem Me Representa?

Na ferramenta, o eleitor informa sua posição sobre diversos tópicos, do financiamento privado de campanhas e políticos ao fim da reeleição (existe também a posição “não sei”). A partir das escolhas, o algoritmo do site elenca os nomes dos deputados de acordo com o quanto estão alinhados com as opiniões do usuário, colocando ao lado de cada nome uma porcentagem de “compatibilidade”. É possível filtrar os resultados de acordo com os estados ou partidos dos congressistas.

Os pesquisadores criaram o projeto durante o 3º Hackfest Analytics, promovido pelo Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. O mesmo time foi o responsável pelo infográfico House of Cunha, um “quem é quem” da Câmara usando o polêmico presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como referência.

Publicidade

Os dados do Quem Me Representa? foram extraídos do site da Câmara. Embora disponíveis a qualquer pessoa, estão espalhados pelas páginas das sessões e votações. A ideia da ferramenta é “simplificar” essas informações.

Marques quer que as pessoas discutam política “com base em dados e não achismos”. “Conheço gente que se surpreendeu com posições do seu deputado”, diz.

O Quem Me Representa? só está disponível em versão para web. Os desenvolvedores estudam criar um app para celular, mas ainda sem previsão de lançamento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.