Lucros para portais gratuitos só em 2002

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Por Agencia Estado
Atualização:

O presidente do portal Tutopia, Michel Hannas, disse que nenhum provedor de acesso grátis pode esperar fechar no azul a curto prazo. ?Se alguém previa lucros até dezembro, errou no plano de negócio?, explicou. O Tutopia, que começou a oferecer acesso gratuito este ano espera ter lucro somente a partir de 2002. ?O mercado publicitário para a rede ainda é muito pequeno, não dá para contar só com ele?, avalia Hannas. A outra fonte de receita de um provedor no Brasil é o comércio eletrônico, que também está sendo desenvolvido pelo Tutopia. Recentemente, o portal passou por uma reestruturação que acabou por extingüir um dos projetos de conteúdo. Em compensação, foi reforçada a estrutura comercial. Antes os contratos de publicidade eram fechados em Miami, sede da empresa, mas agora há um escritório brasileiro para atrair anunciantes. Balanço negativo Para um analista de um grande banco, que preferiu não se identificar, as perdas do UOL com a NetGratuita ficam evidentes na comparação dos prejuízos de seus balanços no quatro trimestre de 1999 e nos primeiros trimestres deste ano. Enquanto o provedor registrou perdas de R$ 45,8 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, o UOL teve prejuízos que chegaram a R$ 83,3 milhões entre janeiro e março deste ano, o que possivelmente já contabiliza os investimentos feitos na operação da Netgratuita. Outro especialista, que também não quis ter seu nome citado, disse que o modelo gratuito no País tende a acabar, pois os investimentos não compensam os ganhos, ainda mais num momento em que até os portais pagos contam centavo a centavo para manter suas atividades. Ele citou a derrocada de provedores grátis nos Estados Unidos, onde as verbas publicitárias são infinitamente maiores que no Brasil, mas que mesmo assim não dão suporte às atividades gratuitas.

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