Mercado de comunicação de dados deve crescer 16%

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Por Agencia Estado
Atualização:

A IDC Brasil, subsidiária da International Data Corporation, projeta para este ano um crescimento de 16% para o mercado brasileiro de comunicação de dados, em relação a 2000, alcançando uma receita de US$ 1,7 bilhão. No relatório denominado Brazil Data Network Services, a IDC aponta que a onda de parcerias e fusões deverá se acentuar a partir de 2002, com a abertura total do mercado de telecomunicações. Para o analista sênior de telecomunicações da IDC Brasil, Cláudio Almeida, dois fatores serão importantes para isso: a necessidade dos atuais operadores em ampliar a região geográfica de atuação e a diversificação dos seus serviços. No ano passado, as operadoras de telecomunicações, especialmente as originárias do antigo sistema Telebrás, investiram cerca de US$ 3,7 bilhões na construção de redes de comunicação de dados, dos quais cerca de US$ 1,3 bilhão foi só na expansão e modernização das redes de acesso, ou seja, a última milha. O mercado faturou US$ 1,5 bilhão em 2000, com crescimento de 20% em relação a 99. A maior fatia ainda encontra-se com as linhas dedicadas, com cerca de 61%. A pesquisa ainda revela que a região Sudeste concentra a maioria dos operadores e clientes, sendo responsável por 76% de toda a receita de dados no País. Cerca de 70% do mercado potencial é composto por pequenas e médias empresas, geograficamente dispersas nas diversas regiões.

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