A Microsoft anunciou hoje o lançamento do AdCenter (Central de Anúncios Online), novo serviço publicitário que será oferecido pelo MSN Search. O sistema permitirá aos anunciantes saber a idade, sexo e localização geográfica dos usuários do MSN Search. Assim, poderão inserir sua propaganda de acordo com os perfis apresentados. O AdCenter, que está no ar, em caráter experimental, na web de Cingapura, desde agosto, deve estrear a partir de hoje na França, e nos Estados Unidos, em outubro. ?A Microsoft sabe que enfrentará rivais de peso, mas seu ingresso nesse mercado teve excelente acolhida por parte das agências de publicidade especializadas no marketing dos sistemas de buscas?, disse Yusuf Mehdi, vice-presidente do MSN, ao New York Times. O MSN Search já usa tecnologia própria de pesquisas pela internet, mas no entender do site Search Engine Watch, os resultados são inferiores aos retornados pelo Google e Yahoo. ?O AdCenter não registra também grandes novidades. A mais significativa é a que dirige a propaganda a grupos de usuários que são selecionados, segundo dados demográficos?, observa o Search Engine Watch, acrescentando que esse tipo de informação é obtido em outros serviços como o Blog Space, o Hotmail e o MSN Messenger. No futuro, a Microsoft pretende oferecer alguns de seus produtos gratuitamente, em troca da visualização de anúncios. A empresa também tenciona vender espaços publicitários no console de videogame Xbox e em sus soluções para televisão a aparelhos de telefonia móvel.