Os esforços de provedores de acesso à internet para controlar a expansão de e-mails indesejáveis precisam ser maiores para garantir a satisfação dos usuários. De acordo com um estudo grupo de pesquisas Gartner com 1,4 mil internautas em dezembro passado, um em cada três e-mails recebidos representam spam. Conforme a analista Betsy Burton, responsável pelo trabalho, o descontentamento deve inclusive se refletir na capacidade dos provedores de atrair consumidores. De acordo com o levantamento, 11% dos entrevistados declararam que mudariam de provedor caso encontrassem um melhor ou mais eficiente combate ao spam. Além disso, 42% disseram que estudam a possibilidade de procurar outro prestador de serviço. As opiniões ainda são heterogêneas no que diz respeito à eficiência dos provedores para reduzir o problema. Segundo a pesquisa, 23% dos internautas residenciais acreditam que os provedores são mal sucedidos nas iniciativas de coibir mensagens indesejadas, enquanto uma fatia de 7% dos usuários consideram as medidas adotadas pelas empresas eficazes.