:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/DMAIJWV23FOWNCGRDXVKHGMTFA.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/KJBN5tXCjjxHzMfAzdVBDVQt6jE=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/DMAIJWV23FOWNCGRDXVKHGMTFA.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/cZl5v-d3vrLCdyZ1cvkxJxDHvyg=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/DMAIJWV23FOWNCGRDXVKHGMTFA.jpg 1322w)
SÃO PAULO – O aplicativo Uber, que conecta motoristas particulares e passageiros, anunciou hoje um novo passo para ampliar ainda mais sua presença global: lançou uma API, um sistema que permite a desenvolvedores incorporar funções do Uber a seu aplicativo.
Com a abertura de API para os desenvolvedores em geral o Uber abre espaço para que qualquer app possa exibir, por exemplo, estimativa de preço para uma corrida pelo serviço e motoristas próximos e disponíveis para buscar passageiros.
A API estreia já com 11 parceiros confirmados. Empresas como United Airlines, TripAdvisor, Hyatt Hotels e Startbucks são os primeiros a adotar a integração com a plataforma.
O Uber não fala abertamente sobre as negociações com esses parceiros, mas fontes próximas ao negócios afirmaram ao site Re/Code que uma porcentagem das corridas feitas por meio desses apps será repassada para essas 11 primeiras empresas parceiras.
Para atrair usuários o Uber lançou uma promoção que oferece desconto de até US$ 30 para a primeira corrida de um usuário por meio desse aplicativo.
As mesmas fontes afirmaram ainda que o Uber negocia com o Facebook para incorporar seu serviço ao aplicativo Facebook Messenger.
A declaração de um executivo do Uber ao Re/Code deixa claro o tamanho da ambição da empresa. Segundo Emil Machael, da área de negócios da companhia, o Uber quer que um botão com o seu serviço esteja espalhado “em todo lugar”, como o botão curtir do Facebook. O Uber atualmente está presente em 163 cidades e 44 países do mundo.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Link
Veja mais em link