UOL encerra operação do provedor gratuito

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Por Agencia Estado
Atualização:

Depois de dez meses de operação e R$ 3,5 milhões gastos em marketing, o Universo Online (UOL) anunciou hoje o encerramento do seu provedor de acesso grátis, a NetGratuita. O objetivo do grupo é reduzir o nível de prejuízo e alcançar rentabilidade em curto prazo para poder lançar ações no mercado de capitais norte-americano. Executivos do UOL afirmaram que, desde o início, o projeto da NetGratuita foi um contra-ataque para atender as expectativas dos investidores na onda do acesso grátis que assolou o País no começo do ano. "Acho que é isso que o mercado espera", afirmou o presidente do grupo UOL, Luís Frias. "Vê-se indicações no mundo inteiro de que o acesso gratuito está refluindo", afirmou. "A conclusão muito clara é que esta conta não fecha", acrescentou. Frias traçou a estratégia do grupo UOL para recuperar a rentabilidade e poder abrir o capital na bolsa eletrônica Nasdaq nos próximos meses, mas não confirmou que isso ocorra ainda este ano. Parte da estratégia é acabar com os gastos do acesso gratuito que, à medida que cresce, implica mais despesas, fortalecer a banda larga e a presença na América Latina. Na Argentina, segundo Frias, o UOL confirmou a liderança em setembro pelo segundo mês consecutivo. Está presente também na Venezuela, México e Colômbia. "A palavra de ordem na Internet nos dias de hoje é um caminho claro para a rentabilidade", disse Frias. Ele esclareceu que até março de 1999 o UOL era rentável. A partir do segundo semestre, com a ferramenta da competição, o objetivo passou a ser manter ou ampliar a fatia de mercado. "Tivemos que pisar no acelerador, mas pretendemos retornar à rentabilidade o mais rápido possível", afirmou, sem fazer previsões de quando. O grupo UOL não divulgou quantos são os usuários exclusivos da NetGratuita, informando apenas que os usuários comuns com o BOL, serviço de e-mail gratuito são 5,6 milhões. Os usuários que acessaram a NetGratuita pelo menos uma vez nos últimos 60 dias poderão utilizar o UOL nos próximos dois meses gratuitamente. Eles terão, no entanto, até 30 de novembro para se cadastrar.

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