Yahoo! lança portal de voz para celulares

PUBLICIDADE

Por Agencia Estado
Atualização:

A Yahoo! lança hoje um novo portal gratuito de acesso de voz à Web por telefone, que pode usado para conferir e-mails e notícias, entre outras informações. Com a urgência de entrar no mercado emergente de acesso móvel de voz à Internet, para competir pela liderança com empresas como America Online (AOL) e startups de peso, a Yahoo! decidiu lançar o portal sem os recursos de reconhecimento de voz e ativação por voz oferecidos pelas pioneiras Tellme e BeVocal. Portanto, os usuários ainda terão que digitar no aparelho celular para conectar-se ao novo site e selecionar as informações que desejam ouvir. A empresa disse que preferiu adiar a ativação por comandos de voz porque as tecnologias existentes de reconhecimento de voz ainda não se mostraram satisfatórias. ?Queremos oferecer 100% de qualidade aos usuários?, disse o diretor da empresa responsável pela iniciativa Yahoo! Everywhere. Analistas do mercado concordam que a qualidade é importante, mas dizem que a introdução de capacidades de comando de voz é essencial para o sucesso dos serviços de acesso móvel à Web. A AOL ainda não anunciou uma versão para telefone de seu portal, mas deve lançar um novo serviço em breve, pois há pouco tempo adquiriu um portal de voz chamado Quack e possui participação na SpeechWorks, desenvolvedora de tecnologia de reconhecimento de voz. Embora não tenham sido as primeiras a aparecerem no novo segmento, a Yahoo! e a AOL acreditam que seus milhões de usuários vão continuar fiéis e optar pelo mesmo provedor de serviços no uso da Web, tanto por computadores quanto por telefones ou dispositivos portáteis. Perfil Uma das vantagens das gigantes da Web é que elas já possuem um perfil dos hábitos de seus usuários on-line, com informações e preferências pessoais, o que dispensa a necessidade de recriar do zero as versões para telefone de seus serviços. Segundo o analista da firma de pesquisas Cahners-Instat, Ken Hyers, ?os grandes portais estão apostando em seu relacionamento com os usuários. As empresas menores têm chance, mas não acredito que um portal de voz oferecendo serviços para uma base de usuários indeterminada terá mais êxito que um portal destinado a assinantes específicos?. Além do lançamento do portal de voz, a Yahoo! também deve apresentar um outro serviço, que fará uso do Net2Phone para a realização de chamadas gratuitas por computador, por meio do software de mensagens instantâneas da Yahoo!. Assim como os portais telefônicos concorrentes, os usuários do novo Yahoo! by Phone ligarão para um número gratuito para efetuar a ligação. No entanto, no caso dos celulares, o usuário estará gastando os minutos de seus planos de chamadas. Para baixar os custos, a Yahoo! vai rotear as chamadas a esse número gratuito pela rede telefônica privada de Internet Net2Phone, evitando as taxas de acesso cobradas por operadoras ou redes de telefonia convencionais. Os lucros virão de anúncios que a Yahoo! planeja incluir no portal, com duração de 3 a 8 segundos. Apesar da ameaça de empresas como AOL e Yahoo! e de os investidores continuarem reticentes com relação ao mercado de Internet, as empresas menores parecem ter alguma chance no novo filão. A Tellme anunciou na semana passada que recebeu US$ 125 milhões em fundos de 10 investidores institucionais. O grande problema agora, segundo Hyers ?é que há dezenas de portais de voz por aí, mas a demanda do mercado deverá selecionar alguns poucos?.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.