1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Esclareça as suas dúvidas :: Antinotícia

Procure, na notícia, explicar sempre o que aconteceu em vez do que o que não aconteceu. Haverá sempre uma forma positiva - basta procurá-la - de transmitir a informação ao leitor, seja no lead, seja no título.

Veja alguns exemplos condenáveis de lead negativo: O novo pedido de licença do cargo, feito pelo prefeito paulistano, não foi votado ontem pela Câmara Municipal. / O presidente da República não irá mais ao Pará amanhã, como estava programado, para assistir ao assentamento de 500 famílias na Fazenda Lajeado. / O Conselho Nacional de Trânsito não decidiu ontem sobre o novo limite de velocidade nas principais estradas brasileiras. / A dívida contraída pela Cesp continua sem explicações. / Não houve nenhuma novidade ontem nas investigações realizadas pela polícia de São Paulo para localizar o "maníaco do ácido".

Em todos esses casos, a abertura recomendável teria obrigatoriamente de revelar a causa de nada disso ter acontecido. Veja uma solução: Por causa do agravamento das divergências entre o governo e o Congresso, o presidente da República decidiu cancelar a viagem que faria amanhã ao Pará, para assistir ao assentamento de 500 famílias na Fazenda Lajeado. / Só na próxima semana a Câmara Municipal decidirá sobre o pedido de licença do prefeito que, por falta de quórum, deixou de ser votado ontem.

Proceda da mesma forma nos títulos, fugindo das formas pouco elucidativas como: Sobrevivente não presta depoimento / Exames do deputado não terminaram / Presidente não vai ao Pará / Nada decidido sobre velocidade. / Filho de ministro não presta novo depoimento.

Seria indispensável nesses títulos dizer, por exemplo: Médicos impedem depoimento de sobrevivente / Deputado fará exames por mais três dias / Presidente cancela visita ao Pará / Adiada decisão sobre velocidade. / Filho de ministro recusa-se a depor de novo.