1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Esclareça as suas dúvidas :: Aposto

1 - É a palavra ou expressão que explica ou resume outro termo da oração: A CBS, rede de televisão dos EUA, denunciou o tráfico de influência no governo. / Veneza, a cidade dos canais, atrai visitantes do mundo todo. / Guimarães Rosa, escritor, era diplomata de carreira. / Nós, pobres mortais, só podíamos fazer-lhe as vontades. / Jack, o Estripador, foi tema de dezenas de filmes. Quando vem depois do fundamental (a palavra modificada), o aposto fica entre vírgulas, como nos exemplos acima.

2 - Procure distinguir jornalisticamente os casos em que o aposto vai entre vírgulas ou não.

a) Usa-se entre vírgulas o nome do detentor de um cargo ou a qualificação de uma pessoa quando só uma pessoa pode ocupar o cargo ou ter determinada qualificação: O jogador foi recebido no Rio pela mulher, Angélica. (Se a frase, sem vírgula, fosse "o jogador foi recebido no Rio pela mulher Angélica", isso indicaria que o jogador tem mais de uma mulher.) / O senador foi à festa com a namorada, Elizeth. (Se fosse "O senador foi à festa com a namorada Elizeth", a falta da vírgula indicaria que ele tem mais de uma namorada. Veja outros exemplos: O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, garantiu... (só há um presidente da República). / O governador de São Paulo, Mário Covas, requereu ontem... (só há um governador de São Paulo).

b) Não existe vírgula quando mais de uma pessoa pode ocupar o cargo ou ter determinada qualificação: O promotor de Justiça João de Almeida enviou ontem... (há mais de um promotor de Justiça). / O ex-presidente da República Fernando Collor declarou... (há mais de um ex-presidente da República vivo). / O deputado federal por São Paulo Delfim Netto pediu... (há mais de um deputado federal por São Paulo). / Antônio chegou à festa com o filho Marcos (essa forma indica que Antônio tem mais de um filho). Se ele só tivesse um filho, o certo seria: Antônio chegou à festa com o filho, Marcos.

c) Um erro comum é acreditar que o último ex tem seu nome entre vírgulas. Isso não acontece e deve-se proceder da forma explicada no item 2: O ex-presidente da República Itamar Franco (aplica-se a regra de que ele é um ex-presidente entre vários) não foi convidado para a solenidade. / O ex-governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury Filho (também é um ex-governador entre vários) perdeu o controle anteontem... / O ex-técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira (é um ex-técnico da seleção, entre vários) admitiu os desentendimentos com...

3 - O aposto pode ter uma oração como fundamental: O governo perdeu seu maior trunfo, a confiança que o povo tinha no novo plano. / Disse-lhe o que queria: que todos deixassem logo o prédio. / Revelou quem era: um homem que não se contentava com pouco.

4 - O aposto concorda com o fundamental, sempre que possível: A empresa, proprietária da marca... / A praça, a mais bela da cidade... / Os produtos, artigos de luxo... / Nós, brasileiros, temos fama de homens cordiais.

5 - Ver também cargos (como usar).