Bic, Comfort e Mattel se destacam no Marcas & Campanhas

Também divulgaram novas estratégias de comunicação Anhembi Morumbi, Adidas e Usaflex, entre outros anunciantes

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Por Redação
Atualização:

O projeto “Uma Bic, um livro, dois clássicos” comemora os 75 anos da icônica caneta com uma iniciativa especial criada pela VML. A caligrafia de William Shakespeare foi recriada por meio de um intenso estudo de inteligência artificial que, por sua vez, se conectou a um braço robótico, orientado a reescrever, com uma só caneta Bic Cristal, 212 páginas de “Romeu e Julieta”.

A obra utilizou como base a tradução do poeta e escritor José Francisco Botelho, publicada originalmente pela Companhia das Letras. Em 30 de janeiro, uma cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, doou oficialmente à instituição a obra reescrita à caneta.

Decio Duarte, gerente de comunicação da BIC, entrega o livro de Shakespeare ao presidente do Real Gabinete Português de Leitura, Francisco Gomes da Costa Foto: Júlia Machado/ Divulgação

Na ocasião, também foi lançado o vídeo celebrativo, produzido pela Hogarth, com áudio da Carbono Sound. As ilustrações são de Antônio Luvs.

Veja na galeria outras campanhas de destaque da semana:

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Patrocínio

A Granado anunciou patrocínio à exposição “Brasil! Brasil! The Birth of Modernism”, na Royal Academy of Arts de Londres, que permanece em cartaz até 21 de abril de 2025. A mostra reúne representantes daquele período brasileiro como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Lasar Segall e Anita Malfatti. Além de ativações relacionadas, a marca de cosméticos terá uma campanha com identidade visual inspirada no tema da exposição.

"Retrato de Oswald" (1925), pintura de Anita Malfatti presente em mostra da Royal Academy of Arts Foto: Reprodução

A Equinor é a nova patrocinadora da Pinacoteca de São Paulo em 2025, ano em que a instituição celebra 120 anos. A empresa é uma multinacional norueguesa de energia que atua no Brasil com ativos em óleo e gás e energias renováveis.

Com novo patrocínio e aquisição de naming rights do banco de investimentos, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira chega a sua 32ª edição em 9 de abril. Neste ano, além dos premiados em diversas categorias, o evento homenageará dupla Chitãozinho & Xororó pela sua carreira.

A SIM São Paulo anunciou Instituto Cultural Vale, Rede (Itaú), Elo e Heineken 0.0 como seus patrocinadores da edição deste ano, que ocorre de 17 a 21 de fevereiro, no Memorial da América Latina. A conferência sobre o mercado da música é apresentada pelo Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura, com idealização e direção geral da Inker e correalização de Otorongo, Musickeria, Cult SP - Governo do Estado de São Paulo, Memorial da América Latina, Fábrica de Cultura e Poieses Gestão Cultural.

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Instituto Cultural Vale, Rede, Elo e Heineken 0.0 são os patrocinadores do Sim São Paulo neste ano Foto: Divulgação

A empresa de previdência e seguros MAG anunciou patrocínio às atletas Rafaela Silva e Raíssa Machado, respectivamente medalhista olímpica de judô e medalhista paralímpica de lançamento de dardo, ambas em Paris 2024.

A Claro anunciou a ampliação de patrocínio e inauguração de novas quadras da Yes Tennis, centro de treinamento no Rio de Janeiro dedicado à formação de talentos (João Fonseca entre eles, onde treina desde os 12 anos). A telecom também patrocina o Rio Open, que começa em 15 de fevereiro e contará com a presença de astros do tênis como Alexander Zverev e Holger Rune, além do próprio Fonseca.

Mike’s Ice volta ao Lollapalooza neste ano, de 28 a 30 de março em São Paulo. Nesta edição, amplia seu apoio com um palco patrocinado. A marca de soft drinks da Ambev apresenta ainda os “Sideshows by Mike’s Ice”, apresentações menores e vinculadas ao festival, mas que ocorrem fora dele, em outros pontos da cidade.

A Penalty anunciou Deives Moraes, atleta do futsal do Corinthians Futsal, como seu novo embaixador. A parceria com o jogador multicampeão prevê conteúdos especiais, ativações em eventos, campanhas e publicações em digital, seguindo até o fim desta temporada.

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Deives Moraes, atleta do futsal do Corinthians, passa a contar com patrocínio da Penalty Foto: Divulgação

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O BV anunciou patrocínio a Felipe Baptista, que compete na Stock Car pela equipe KTF Sports. O patrocínio do banco prevê logo no carro, macacão e capacete do piloto, também com a presença da marca NaPista, marketplace de compra e venda de veículos do BV. O banco terá ainda um camarote para convidados nas principais etapas do campeonato.

A Vibra também renovou em mais dois anos o patrocínio a Felipe Massa e Júlio Campos na Stock Car, começando pela temporada 2025. A empresa aproveita as imagens e ativações junto aos pilotos para trabalhar as marcas Lubrax, Grid e Podium — que também é o “combustível oficial” da modalidade desde 2015.

Júlio Campos, piloto da Stock Car, contará com patrocínio da Vibra em 2025 Foto: Divulgação

Já na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto, brasileiro que estreia em 2025 na categoria pela Sauber, contará com o patrocínio de KitKat por três temporadas. Neste ano, a marca da Nestlé já contará com o piloto em campanhas de seu posicionamento “Have a break, have a KitKat”.

Gabriel Bortoleto, que estreia na F1 pela Sauber, contará com patrocínio de KitKat Foto: Divulgação

A Saint-Gobain renovou seu patrocínio à Federação Paulista de Futebol. Com o apoio, as marcas Brasilit, Placo e Quartzolit seguem nos uniformes da arbitragem nesta temporada, dando continuidade à parceria que vem desde 2023. Além do Paulistão Masculino, o patrocínio inclui o Feminino, Copa São Paulo de Futebol Júnior e Copa Paulista.

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O iFood oficializou seu patrocínio ao Carnaval de rua das cidades do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo neste ano. A plataforma de delivery também apoiará 17 blocos nessas cidades, além de ter cota no camarote Expresso 2222 na Bahia, e no Carna Voz, na capital fluminense.

A Carajás Home Center anunciou patrocínio à Copa do Nordeste, também conhecida como Nordestão ou “Lampions League”. A marca da rede de material de construção estará em painéis de led no campo, replay dos gols e resumo das partidas, entre outros. A Carajás também lança uma campanha conectada ao futebol para ativar a novidade.

A Leve Saúde anunciou seu patrocínio à rede Arena, projeto que recupera espaços e oferece aulas gratuitas de modalidades esportivas e atividades físicas. As unidades do projeto na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Aterro do Flamengo, na Praia da Barra da Tijuca e no Parque Madureira se chamarão Arena Leve pelos próximos dois anos. A operadora de planos de saúde também vai promover ações especiais nas unidades junto ao público final, além de eventos para corretores e familiares.