O Interpublic Group of Cos. confirmou a venda da R/GA nesta segunda-feira, 3. A transação envolveu a criação de uma liderança administrativa que adquiriu a rede com o apoio da empresa estadunidense de private equity Truelink Capital.

Não foram revelados valores, exceto pela instituição de um fundo de inovação de US$ 50 milhões destinado a desenvolvimento de ideias em inteligência artificial generativa, talentos, novos produtos e outras aquisições futuras. À frente da operação, permanecem Robin Forbes, CEO global, e Tiffany Rolfe, chief creative officer Global. A R/GA também estabeleceu a criação de um conselho consultivo estratégico, “composto por executivos seniores de marketing e tecnologia para apoiar oportunidades de transformação de clientes em IA em múltiplos setores”, diz comunicado.
O IPG já havia anunciado a venda Huge, outra rede de criatividade do grupo, ao fundo de private equity AEA Investors, no começo de dezembro. A R/GA estava em negociação desde antes da anunciada fusão da Interpublic com a Omnicom, e chegou a ser acessada pela indiana Tata Consultancy Services.
Leia também
Com o movimento, a rede de agências fundada em 1978 retorna à sua independência de grandes grupos de comunicação global (foi adquirida pelo IPG em 2001). A Truelink já tinha, em seu portfólio, outras empresas dedicadas ao trade, como a rede de tecnologia em marketing Ansira e a GES, empresa dedicada a produção de feiras e eventos.
A R/GA deverá anunciar contratações e “capacidades relacionadas ao seu fundo de inovação e conselho consultivo nos próximos meses”. Foram consultores financeiros da operação a Houlihan Lokey, Inc. e a Morgan Stanley & Co. LLC, enquanto a Willkie Farr & Gallagher LLP forneceu assessoria jurídica.