O Kantar Group revelou que venderá sua operação de mídia ao fundo de private equity H.I.G. Capital por US$ 1 bilhão. Para ser concretizado, o acordo depende de aprovação das autoridades regulatórias.

Hoje, a Bain Capital tem 60% do Grupo, vendidos pelo WPP no início do ano passado, que ainda detém os 40% restantes. Desde 2023, porém, a Kantar Media já operava independentemente do restante dos negócios do grupo, focado em consultoria, dados e pesquisas de mercado.
A área de mídia se dedica a estudos de audiência, métricas de marketing e análise de dados, operando em 60 países. Após aquisição em 2014, passou a se chamar no Brasil Kantar Ibope Media, sendo líder no setor no País. Fora dos Estados Unidos, o grupo baseado em Londres é o principal concorrente da Nielsen.
A H.I.G Capital tem forte presença na Europa e América Latina, com um portfólio conhecido por alavancar o crescimento de sua variedade de negócios. Entre outras empresas, o fundo de investimentos controla no Brasil, na área de comunicação, a Eletromidia, umas da empresas líderes em out-of-home, e a NZN, produtora de conteúdo digital.
A transação deverá ser efetuada principalmente em dinheiro, com opções de ações, e a estrutura corporativa deverá ser mantida. Havendo aprovação regulatória, a expectativa é fechar o negócio ainda este ano. J.P. Morgan e Jefferies foram os consultores financeiros do Kantar Group e, pelo lado do H.I.G., colaboraram Morgan Stanley & Co e ING.