Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE

São Paulo busca empate com Flamengo e evita vexame em casa

Desorganizado taticamente, clube tricolor fica no 2 a 2 e continua entre os últimos do Campeonato Brasileiro

André Rigue, estadao.com.br

12 de julho de 2009 | 17h54

Não foi uma apresentação convincente, mas o São Paulo conseguiu buscar o empate diante do Flamengo, no Morumbi, e evitou mais uma derrota dentro do Campeonato Brasileiro. Com um jogador a menos desde o final do primeiro tempo, o clube tricolor ficou no 2 a 2 e somou seu 11.º ponto em 10 jogos - está entre os últimos da tabela.

 

Veja também:

 linkSão-paulinos exaltam poder de reação do time

som Ouça na Eldorado/ESPN - São Paulo 0 x 1; São Paulo 1 x 1; São Paulo 1 x 2; São Paulo 2 x 2

especialMercado: as transferências dos times

especialMASCOTES - Baixe o papel de parede do seu time

especialVisite o canal especial do Brasileirão

Brasileirão 2009 - lista Tabela | tabela Classificação

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

 

Com o empate, o time carioca foi para 15 pontos e perdeu a chance de voltar ao G-4 - está seis pontos atrás do líder Atlético Mineiro.

 

Para tentar reorganizar o São Paulo, o técnico Ricardo Gomes decidiu voltar ao 3-5-2, esquema utilizado por Muricy Ramalho. Jean Rolt foi escalado para fazer a composição da zaga com Renato Silva e Miranda. A intenção era evitar erros. Porém, os jogadores demonstraram muito nervosismo.

 

Logo aos 3 minutos, o goleiro Denis fez uma tremenda lambança. Ele recebeu recuo e errou o chute - a bola bateu em Fierro e sobrou para Adriano. O Imperador devolveu para o chileno, que só teve o trabalho de tocar e balançar as redes.

 

O Flamengo teve chances de ampliar com Adriano, aos 9, mas Denis se redimiu da falha e fez bela defesa.

 

Apesar da superioridade, o time rubro-negro também falhou e o São Paulo chegou ao empate aos 18 minutos. O volante Marlos fez linda jogada pela esquerda e cruzou para trás. Borges tocou no canto esquerdo de Bruno e deu novo ânimo aos torcedores.

 

A empolgação São Paulo, no entanto, durou apenas três minutos. Tempo para o zagueiro Renato Silva derrubar Adriano dentro da área e cometer pênalti - lance duvidoso. O próprio Imperador fez a cobrança e estabeleceu 2 a 1 no placar - Adriano não comemorou o gol em respeito à sua passagem pelo clube paulista.

 

O São Paulo foi um time perdido no primeiro tempo. Com exceção de Marlos, o time esteve apático e desorientado. Para complicar ainda mais a situação de Ricardo Gomes, Renato Silva fez falta boba e foi expulso aos 44 minutos.

 

NA RAÇA

Ricardo Gomes não fez substituições no intervalo. O São Paulo, porém, não correspondeu no retorno ao gramado. O treinador então decidiu agir e colocou Jorge Wagner e Eduardo Costa nas vagas de Hernanes e Hugo, respectivamente. Na tática, o time tricolor continuou perdido no segundo tempo, mas alcançou o empate na base da raça.

 

O zagueiro Miranda disparou para o ataque e acabou travado na entrada da área por Willians. O são-paulino caiu, e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro marcou pênalti, apesar da falta ter ocorrido fora da área. Jorge Wagner foi para a cobrança e não perdeu a chance de fazer 2 a 2, aos 19 minutos.

 

Depois do novo empate, o São Paulo foi para o ataque - Washington entrou na vaga de Borges. Apesar disso, o placar continuou inalterado. Aos 42 minutos, Jorbison perdeu grande chance para o Flamengo. Aos 44, Marlos chutou dentro da área e mandou para fora. E aos 48, o árbitro não marcou um pênalti sobre Washington para "compensar".

 

SÃO PAULO 2 X 2 FLAMENGO

São Paulo - Denis; Renato Silva, Miranda e Jean Rolt; Arouca, Jean, Hernanes (Jorge Wagner), Marlos e Júnior César; Hugo (Eduardo Costa) e Borges (Washington). Técnico: Ricardo Gomes

 

Flamengo - Bruno; Everton Silva, Wellinton (Erick Flores), Fabrício e Ronaldo Angelim; Willians, Léo Moura, Everton (Petkovic) e Fierro (Jorbison); Zé Roberto e Adriano. Técnico: Cuca

 

Gols - Fierro, aos 3, Borges, aos 18, e Adriano, aos 21 minutos do primeiro tempo; Jorge Wagner, aos 19 minutos do segundo tempo

 

Cartões Amarelos - Jorge Wagner (São Paulo); Fierro, Wellinton, Adriano, Bruno, Everton Silva, Léo Moura, Willians, Everton e Fabrício (Flamengo)

Cartão Vermelho - Renato Silva

Árbitro - Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/MG)

Público e renda - 21.648 torcedores; R$ 507.690,00

Local - Morumbi, em São Paulo (SP)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.