Reprodução
Reprodução

52 semanas (na cozinha) com Gordon Ramsay

Os Melhores Menus tem quase 200 pratos para serem combinados em diferentes cardápios

Olívia Fraga - O Estado de S.Paulo,

18 Janeiro 2012 | 19h55

Gordon Ramsay é uma marca - e ele pensa em todo o pacote (programa de TV, abertura de restaurante, lançamento de livro). Da série iniciada com o programa The F Word - e o "F" aqui é de "food" mesmo -, o chef inglês partiu para Os Melhores Menus de Gordon Ramsay, um compêndio de receitas feliz e benfeito publicado agora no Brasil, em português, pela Editora Senac.

O pretexto do programa é preencher seus 45 minutos de duração com o preparo de uma refeição completa, três tempos de um almoço ou jantar acessíveis ao inglês médio, com equipamentos, técnicas e ingredientes fáceis de encontrar. É o que Ramsay sabe fazer melhor.

Enquanto distribui xingamentos e parcos elogios aos cozinheiros do programa e passeia pelas mesas dos "clientes" (atores de cinema, comediantes), perguntando o que esperam do jantar e, depois, o que acharam da comida, Ramsay exibe cenas gravadas em granjas, indústrias, pomares, campos e lojinhas e entrevistas com produtores.

É divertido (não totalmente bem-humorado, mas interessante), um semidocumentário de insider que, de todo modo, está em seu direito de discutir as modas e costumes alimentares dos novos tempos.

Na esteira de The F Word, Ramsay fez um concurso - também transformado em série de TV - para descobrir qual é a "cozinha étnica" favorita da Inglaterra. Dessa miscelânea de pratos, receitas e ideias surgiu o livro.

São quase duas centenas de pratos, divididos em 52 semanas, estações do ano e origem (marroquina, inglesa, mediterrânea, tailandesa, chinesa), que podem entrar em combinações sugeridas pelo chef ou que apetecerem ao cozinheiro leitor. As fotos estão no melhor estilo "cozinha inglesa contemporânea". Respingos de calda displicentemente caída na toalha de mesa; tortas meio "tortas" recém-saídas do forno; panna cotta em processo de derretimento, pedindo para ser comida. Um mise-en-place empratado como se fosse prêt-à-manger.

OS MELHORES MENUS

Autor: Gordon Ramsay

Editora: Senac (200 págs., R$ 69,90, na Livraria Cultura, sob encomenda)

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.