76ª Expozebu começa hoje em Uberaba

Desenvolvimento sustentável da pecuária é o tema do evento, que deve reunir 300 mil pessoas este ano

O Estado de S.Paulo

28 de abril de 2010 | 02h13

Com o tema Genética Zebu: futuro sustentável, começa hoje, em Uberaba (MG), a 76.ª ExpoZebu. A feira, considerada o principal evento pecuário do País, segue até o dia 10 de maio. Até lá, cerca de 300 mil pessoas devem passar pelo Parque Fernando Costa. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade responsável pela realização da feira, estão confirmados mais de 40 leilões. Cerca de 3 mil animais, das raças brahman, guzerá, gir, gir leiteiro, sindi, indubrasil, nelore, nelore-mocho e tabapuã, participam dos julgamentos e concurso leiteiro.

Redução de emissões. A redução de emissões de gás carbônico por meio da recuperação de pastagens degradadas será um dos focos de debate este ano. Estará em pauta levantamento feito pelo professor da USP de Pirassununga, Paulo Mazza Rodrigues, segundo o qual o Brasil foi o País que mais reduziu (29,4%) a emissão de metano no período de 1988 a 2007.

Serão discutidas também a redução da idade de abate e a precocidade no ganho de peso dos animais, além de uma alimentação adequada, como mecanismos para minimizar as emissões de metano provocadas pela fermentação digestiva dos bovinos.

Pela primeira vez, a mostra terá uma reunião do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, marcada para o dia 6 de maio, às 8 horas, no Salão Nobre da ABCZ. Formado por ambientalistas, frigoríficos, bancos, associações e ONGs, o grupo tem como objetivo definir princípios e critérios socioambientais e de sustentabilidade para a cadeia produtiva da carne bovina.

Mais informações

76ª EXPOZEBU

WWW.EXPOZEBU.COM.BR

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.